1.6.8. Desporto Escolar sobre rodas

Objetivos

Utilizar a bicicleta na formação dos alunos para a prática desportiva, recreativa e quotidiana;

Generalizar o ensino do «saber andar de bicicleta», em segurança, preferencialmente, até ao final do 2.º ciclo do ensino básico;

Tornar mais acessível e abrangente a utilização da bicicleta, quer como forma de lazer, quer como meio de transporte, com qualidade e segurança;

Uniformizar o diagnóstico e as metodologias para o ensino de «saber andar de bicicleta», em segurança, contexto fechado e aberto.

Descrição

Desenvolvimento de um conceito dinâmico e plural, no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC), que operacionaliza um modelo pedagógico estruturado por níveis e que desenvolve atividades de ensino e aprendizagem do «Saber andar de bicicleta» dentro da escola, com especial foco nas idades mais novas (2.º ciclo do ensino básico).

As atividades desenvolvidas neste programa poderão ser de carácter mais ocasional, integradas na componente não letiva dos professores, ou as escolas podem optar por ter um professor a desenvolver atividades de carácter regular (3 tempos-letivos semanais), integrando o programa nas atividades de Nível II do Desporto Escolar.

Envolvimento de outras áreas disciplinares para a promoção de atividades no âmbito da mobilidade ativa e sustentável, como resposta à mudança de comportamentos e à criação de hábitos de utilização quotidiana da bicicleta.

Potenciar a interação dos projetos com iniciativas a decorrer nas escolas de 1.º ciclo do mesmo agrupamento.

 

Benefícios e Impactos

Potenciar os momentos de ensino-aprendizagem do «Saber andar de bicicleta», para desenvolver as capacidades motoras (por exemplo o equilíbrio e a coordenação) e a literacia motora.

Ensino da utilização responsável do uso da bicicleta em contexto escolar, desportivo, recreativo e quotidiano, em simultâneo com a segurança e cidadania rodoviária, numa articulação com a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2021-2030 (integrado no DE Sobre Rodas).

Para além de ensinarem os alunos a andar de bicicleta em segurança, os professores do Desporto Escolar estão a promover a utilização da mesma enquanto meio de transporte ecológico.

Aumentar o número de portugueses que, a longo prazo, incorporam a bicicleta como meio preferencial de transporte, promovendo estilos de vida saudáveis (ativos e sustentáveis).

Medidas

Enquadramento da iniciativa no Regulamento geral de funcionamento do Desporto Escolar – atividades Nível I e Nível II do Desporto Escolar.

Publicação do Manual de apoio ao professor/treinador.

Potenciar o estabelecimento de parcerias e protocolos entre os estabelecimentos de ensino, Associações de Pais e Encarregados de Educação, Autarquias e outros parceiros locais, valorizando estas iniciativas no projeto Desporto Escolar Territórios.

Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.6. + Inclusão e Bem-Estar