1.6.3. Planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário

Objetivos

Promover melhorias no bem-estar social, físico e emocional.

Reforçar o envolvimento familiar e comunitário nas dinâmicas educativas.

Promover aprendizagens de qualidade.

Descrição

No âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas são convidados a apresentar ou renovar Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) que preveem a contração de técnicos especializados.

 

Benefícios e Impactos

Atualmente, os PDPSC em implementação na grande maioria dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas mostraram relevância na promoção, quer de aprendizagens de qualidade, quer na melhoria no bem-estar social, físico e emocional dos alunos, condições essenciais para o sucesso e inclusão educativos no acesso ao currículo. Para isso muito contribuiu a visão de uma escola que trabalha os percursos escolares de cada aluno em equipa multidisciplinar onde se conjugam as diversas valências dos docentes e dos técnicos especializados.

 

Medidas

Publicação de Edital para candidatura pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (a partir de julho de 2021).

Relatório intermédio dos Planos de Desenvolvimento, Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) – aceda ao relatório em: https://pnpse.min-educ.pt/.  

Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.6. + Inclusão e Bem-Estar