1.6.5. Português em imersão

Objetivos

Oferecer condições equitativas de acesso ao currículo e ao sucesso educativo.

Assegurar a eficaz integração dos alunos no sistema educativo nacional, independentemente da sua língua, cultura, condição social, origem e idade.

Promover o acesso à língua e cultura portuguesa para alunos de Português Língua Não Materna (PLNM).

Descrição

As respostas às necessidades efetivas dos alunos no domínio da aprendizagem da língua do país que os acolhe, e que lhes permitam, igualmente, manter um contacto sistemático com a comunidade educativa, em particular com a turma, são uma necessidade sentida pelas escolas com maior expressão de alunos migrantes.

A frequência de atividades letivas que a escola considere adequadas ao caso em particular, sem, contudo, se permitir uma desvinculação completa do grupo/turma, é um fator de inclusão dos alunos que importa salvaguardar.

Importa reforçar a aprendizagem da língua portuguesa e o seu desenvolvimento enquanto língua veicular de conhecimento para as outras disciplinas o que pode ser potenciado através da promoção de uma integração progressiva no currículo.

Benefícios e Impactos

Aprendizagem da língua portuguesa como língua não materna e o seu desenvolvimento enquanto língua veicular de conhecimento para as outras disciplinas do currículo permitindo uma adequada inclusão dos alunos no sistema educativo português.

Desenvolvimento do sentido de pertença.

Medidas

Roteiros sobre modelos e processos que promovam a integração dos alunos (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).

Despacho n.º 2044/2022 - Estabelece normas destinadas a garantir o apoio aos alunos cuja língua materna não é o Português

Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.6. + Inclusão e Bem-Estar