1.6.1. Apoio tutorial específico

Finalizada

Objetivos

Diminuir as retenções e o abandono escolar precoce e, consequentemente, visa a promoção do sucesso educativo.

Alargar o número de professores tutores.

Apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes, capacitando os professores tutores com uma base concetual sólida e ajustada às características dos alunos com os quais poderão intervir ao longo do ano letivo.

 



1.6.1. Apoio tutorial específico

Evidências da ação

Indicador Ano 2021/22 Ano 2022/23
Proporção de AE/Ena que implementam a medida de apoio tutorial específico, relativamente ao número de AE/Ena que tinham alunos elegíveis para a medida. 81% 78%
Número de alunos para quem foi mobilizada a medida de apoio tutorial específico, por nível de ensino e ciclo de estudos 15571 16181
Número de Professores/tutores sem tipo de formação específica para ministrar apoio tutorial específico 1526 1487
Número médio de alunos, por grupo de tutoria 7 6
Número de horas semanais de contacto direto entre o professor/tutor e os grupos de tutoria 2.4 2,6
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação no comportamento dos alunos, no 2.º CEB 81 80
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação no comportamento dos alunos, no 3.º CEB segundo 85 83
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação no comportamento dos alunos, no Ensino Secundário 86 84
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação na assiduidade dos alunos, no 2.º CEB 70 68
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação na assiduidade dos alunos, no 3.º CEB 74 71
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação na assiduidade dos alunos, no Ensino Secundário 70 69
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação nos resultados escolares dos alunos, no 2.º CEB 74 74
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação nos resultados escolares dos alunos, no 3.º CEB 76 72
Percentagem de professores/tutores com perceção de impacto forte ou moderado da ação nos resultados escolares dos alunos, no Ensino Secundário 77 76