1.6.7. Desporto Escolar – Comunidades
Objetivos
Promover o envolvimento da comunidade educativa alargada na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis dos alunos.
Aumentar o nível de atividade física da população, particularmente crianças e adolescentes em idade escolar e suas famílias e professores e outros funcionários dos estabelecimentos escolares, num ambiente participado e recreativo.
Descrição
Envolvimento da comunidade educativa alargada nas atividades do desporto escolar através do seu alargamento a outros destinatários, para além dos alunos. Neste sentido, os professores do desporto escolar passam a promover atividades físicas formais direcionadas para alunos, professores e outros funcionários e famílias.
As atividades desenvolvidas neste domínio poderão ser de carácter mais ocasional, integradas na componente não letiva dos professores, ou as escolas podem optar por ter um professor a desenvolver atividades de carácter regular (3 tempos-letivos semanais), integrando o programa nas atividades de Nível II do Desporto Escolar.
Pretende-se que a escola disponibilize os seus recursos humanos e materiais para manter a sua comunidade educativa alargada mais ativa, contribuindo para a sua saúde e bem-estar.
São exemplos de atividades do Desporto Escolar Comunidade: mega-aulas de grupo para funcionários e comunidade local, grupos de caminhada e de cicloturismo, desenvolvimento de atividades em Centros de Formação desportiva ou torneios desportivos e jogos tradicionais em família.
Benefícios e Impactos
Pretende-se reforçar a centralidade da escola enquanto parte integrante de uma comunidade, valorizando a sua interação e a oferta de atividades, quer para alunos e funcionários, quer para as famílias, contribuindo para o bem-estar e estilos de vida ativos e saudáveis.
Esta abertura da oferta desportiva da escola, enquadrada por professores do Desporto Escolar, partilhando instalações e recursos, potencia que os alunos, ao estarem rodeados por adultos de referência mais ativos, possam incorporar um estilo de vida mais saudável, sendo no futuro adultos que reconhecem e incluem o desporto do seu quotidiano.
Esta nova visão concorre para o objetivo do Governo de “colocar o país no lote das quinze nações europeias com cidadãos fisicamente mais ativos, na próxima década” (XXII Governo Constitucional, 2019), reconhecendo, ainda, a influência positiva de estilos de vida saudáveis da família nos mais novos.
Medidas
Enquadramento da iniciativa no Regulamento geral de funcionamento do Desporto Escolar – atividades Nível I e Nível II do Desporto Escolar.
Potenciar o estabelecimento de parcerias e protocolos entre os estabelecimentos de ensino, Associações de Pais e Encarregados de Educação, Autarquias e outros parceiros locais, valorizando estas iniciativas no projeto Desporto Escolar Territórios.