1.6.2. Programa para competências sociais e emocionais
Objetivos
Contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
Promover o sucesso educativo e o combate ao abandono escolar;
Formar cidadãos ativos e de liderança servidora.
Descrição
Projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, muitas vezes provenientes de contextos de exclusão social, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades pessoais, de modo a melhor poderem vir a intervir nesses contextos e fortalecer as relações entre a escola, as famílias e a comunidade, tornando-se alunos e cidadãos mais responsáveis.
O desenvolvimento do projeto parte da formação de docentes ou outros técnicos da escola que implementarão, na sua escola, uma metodologia específica de capacitação dos alunos, que envolve designadamente a promoção do autoconhecimento, a autoconfiança e a resiliência e, num segundo nível, as competências mais relacionais, como a empatia e o serviço, em sessões que decorrem durante uma semana do ano letivo para os alunos selecionados.
Através de histórias pessoais e várias partilhas de experiências, os alunos tomam consciência da importância da Escola e da vida em comunidade.
Numa fase subsequente é criado um clube que envolve os jovens capacitados e que ficarão capazes de intervir no seu contexto educativo e local.
Benefícios e Impactos
Desenvolvimento geral de competências socioemocionais promotoras de uma atitude responsável e de vontade de ser e fazer melhor no seu percurso educativo e na sociedade, em geral.
Medidas
Candidatura das escolas (a partir de setembro de 2021)
Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).
Estudo "Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar"