Recursos

Ação Específica: Família Mais Perto
Descrição: Promover a comunicação entre a escola e as famílias, através de canais diversificados, claros e simples, disponíveis para todas as famílias. Envolver os pais em atividades da escola – a partir do conhecimento das famílias, envolvê-las nas atividades diárias. Envolver os pais… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.4. + Família

Ação Específica: Diário de escritas
Descrição: Promoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas. Pensada em função dos alunos/turma que necessita(m) de um reforço na relação afetiva e técnica com a escrita, esta medida visa a constituição de um ambiente criativo, o qual favoreça o envolvimento do(s)… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: Diário de escritas
Descrição: Promoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas. Pensada em função dos alunos/turma que necessita(m) de um reforço na relação afetiva e técnica com a escrita, esta medida visa a constituição de um ambiente criativo, o qual favoreça o envolvimento do(s)… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: Turmas dinâmicas
Descrição: O reagrupamento de alunos a partir de turmas administrativas é uma prática das escolas há já várias décadas. Existem vários modelos de referência de reagrupamento temporário de alunos que rompem a estaticidade da turma proporcionando intervenções educativas costumizadas,… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular

Ação Específica: Recuperar incluindo
Descrição: Mediante a mobilização conjunta de recursos dos organismos da administração educativa, das comunidades educativas e da academia, promovem-se diversas atividades observando os princípios da educação inclusiva, de forma a apoiar práticas educativas que garantam que ninguém fica… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: A Voz dos Alunos
Descrição: Criar na escola espaços e tempos para que os alunos intervenham livre e responsavelmente de modo regular, fazendo ouvir a sua voz. Envolver os alunos na definição do Projeto Educativo da Escola, da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola e na sua operacionalização… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: Constituição de equipas educativas
Descrição: Assume-se que a unidade base de organização pedagógica da escola é o grupo de alunos de um ano de escolaridade e consequentemente do ciclo de ensino. Constituem-se equipas educativas alargadas de docentes e de técnicos especializados que acompanham os mesmos alunos no decurso do… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular