Ação Específica: 1.2.2. Começar um ciclo
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia CurricularOs anos de início de ciclo têm revelado índices de insucesso escolar que importa ter em consideração neste momento em que as aprendizagens terão sido mais afetadas neste contexto pandémico. A promoção de uma adequada transição entre ciclos de ensino que envolva medidas de… (Ler mais)
Ação Específica: 1.2.4. Constituição de equipas educativas
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia CurricularAssume-se que a unidade base de organização pedagógica da escola é o grupo de alunos de um ano de escolaridade e consequentemente do ciclo de ensino. Constituem-se equipas educativas alargadas de docentes e de técnicos especializados que acompanham os mesmos alunos no decurso do… (Ler mais)
Ação Específica: 1.2.6. Aprender Integrando
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia CurricularA promoção de abordagens transdisciplinares a partir do mapeamento do currículo é uma prática de referência que tem vindo a ser desenvolvida por diversas escolas e que consolida abordagens que permitem o aprofundamento e a gestão curricular das Aprendizagens Essenciais por ciclo… (Ler mais)
Ação Específica: 1.1.1. Escola a Ler
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e EscritaConjunto de medidas que visa:
O fomento da leitura orientada em sala de aula, mediante a disponibilização de materiais didáticos. A criação destes recursos baseia-se na convicção de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e… (Ler mais)
Ação Específica: 1.1.1. Escola a Ler
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e EscritaConjunto de medidas que visa:
O fomento da leitura orientada em sala de aula, mediante a disponibilização de materiais didáticos. A criação destes recursos baseia-se na convicção de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e… (Ler mais)
Ação Específica: 1.1.3. Diário de escritas
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e EscritaPromoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas. Pensada em função dos alunos/turma que necessita(m) de um reforço na relação afetiva e técnica com a escrita, esta medida visa a constituição de um ambiente criativo, o qual favoreça o envolvimento do(s)… (Ler mais)
Ação Específica: 1.1.3. Diário de escritas
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e EscritaPromoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas. Pensada em função dos alunos/turma que necessita(m) de um reforço na relação afetiva e técnica com a escrita, esta medida visa a constituição de um ambiente criativo, o qual favoreça o envolvimento do(s)… (Ler mais)
Ação Específica: 1.6.4. Inclusão mais apoiada
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.6. + Inclusão e Bem-EstarAs EMAEI são um recurso organizacional específico com um já reconhecido papel no apoio à aprendizagem e à inclusão. Com um conjunto de atribuições e competências transversais, a diversidade de profissionais que a compõe permite uma intervenção holística junto do aluno e dos… (Ler mais)
Ação Específica: 1.6.1. Apoio tutorial específico
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.6. + Inclusão e Bem-EstarA medida de Apoio Tutorial Específico visa a diminuição das retenções e do abandono escolar precoce e, consequentemente, a promoção do sucesso educativo. É uma medida de proximidade que tem como objetivo incrementar o envolvimento dos alunos na aprendizagem e na participação das… (Ler mais)
Ação Específica: 1.4.1. Família Mais Perto
Descrição:
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.4. + FamíliaPromover a comunicação entre a escola e as famílias, através de canais diversificados, claros e simples, disponíveis para todas as famílias.Envolver os pais em atividades da escola – a partir do conhecimento das famílias, envolvê-las nas atividades diárias.Envolver os pais nas… (Ler mais)