Ação Específica: 1.6.4. Inclusão mais apoiada
Descrição: As EMAEI são um recurso organizacional específico com um já reconhecido papel no apoio à aprendizagem e à inclusão. Com um conjunto de atribuições e competências transversais, a diversidade de profissionais que a compõe permite uma intervenção holística junto do aluno e dos… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.6. + Inclusão e Bem-EstarAção Específica: 1.6.1. Apoio tutorial específico
Descrição: A medida de Apoio Tutorial Específico visa a diminuição das retenções e do abandono escolar precoce e, consequentemente, a promoção do sucesso educativo. É uma medida de proximidade que tem como objetivo incrementar o envolvimento dos alunos na aprendizagem e na participação das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.6. + Inclusão e Bem-EstarAção Específica: 1.3.10. A Voz dos Alunos
Descrição: Criar na escola espaços e tempos para que os alunos intervenham livre e responsavelmente de modo regular, fazendo ouvir a sua voz.Envolver os alunos na definição do Projeto Educativo da Escola, da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola e na sua operacionalização… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos EducativosAção Específica: 1.3.5. Recuperar Experimentando
Descrição: Alargamento dos CCVnE, que assentam num conceito dinâmico e plural, promovendo: - O ensino experimental das ciências em contexto curricular; - A articulação entre disciplinas, anos e ciclos de escolaridade, potenciando lógicas organizativas flexíveis, de trabalho prático e… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos EducativosAção Específica: 1.2.2. Começar um ciclo
Descrição: Os anos de início de ciclo têm revelado índices de insucesso escolar que importa ter em consideração neste momento em que as aprendizagens terão sido mais afetadas neste contexto pandémico. A promoção de uma adequada transição entre ciclos de ensino que envolva medidas de… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia CurricularAção Específica: 2.3.2. Orientar
Descrição: A Orientação Vocacional tem vindo a ter um reconhecimento crescente dado o papel fundamental que tem assumido no apoio prestado, a alunos e jovens adultos, nas diferentes fases de transição do seu percurso educativo e formativo, possibilitando-lhes opões mais informadas e… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 2. Apoiar as Comunidades Educativas / 2.3. + Ensino ProfissionalAção Específica: 1.4.1. Família Mais Perto
Descrição: Promover a comunicação entre a escola e as famílias, através de canais diversificados, claros e simples, disponíveis para todas as famílias.Envolver os pais em atividades da escola – a partir do conhecimento das famílias, envolvê-las nas atividades diárias.Envolver os pais nas… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.4. + FamíliaAção Específica: 1.4.1. Família Mais Perto
Descrição: Promover a comunicação entre a escola e as famílias, através de canais diversificados, claros e simples, disponíveis para todas as famílias.Envolver os pais em atividades da escola – a partir do conhecimento das famílias, envolvê-las nas atividades diárias.Envolver os pais nas… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.4. + FamíliaAção Específica: 1.3.6. Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos EducativosAção Específica: 1.3.6. Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos