Recursos

Ação Específica: Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: Recuperar com Arte e Humanidades
Descrição: Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.3. + Recursos Educativos

Ação Específica: Escola a Ler
Descrição: Fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio. Realização, nas salas de aula, de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: Escola a Ler
Descrição: Fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio. Realização, nas salas de aula, de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: Inclusão mais apoiada
Descrição: As EMAEI são um recurso organizacional específico com um já reconhecido papel no apoio à aprendizagem e à inclusão. Com um conjunto de atribuições e competências transversais, a diversidade de profissionais que a compõe permite uma intervenção holística junto do aluno e dos… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.6. + Inclusão e Bem-Estar

Ação Específica: Calendário escolar
Descrição: A organização do calendário escolar, designadamente em semestres, tem-se revelado potenciadora da mudança ao nível das práticas pedagógicas, bem como da avaliação pedagógica. Pretende-se assim que esta medida se constitua como uma medida global promotora da qualidade das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular

Ação Específica: Aprender Integrando
Descrição: A promoção de abordagens transdisciplinares a partir do mapeamento do currículo é uma prática de referência que tem vindo a ser desenvolvida por diversas escolas e que consolida abordagens que permitem o aprofundamento e a gestão curricular das Aprendizagens Essenciais por ciclo… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular

Ação Específica: Avançar recuperando
Descrição: Em articulação com as medidas de gestão por ciclo, adaptar o currículo e a organização de horários às necessidades dos alunos que irão frequentar aulas nas disciplinas em que tiveram insucesso no ano letivo anterior. Esta oportunidade de recuperação de aprendizagens terá em… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular

Ação Específica: Constituição de equipas educativas
Descrição: Assume-se que a unidade base de organização pedagógica da escola é o grupo de alunos de um ano de escolaridade e consequentemente do ciclo de ensino. Constituem-se equipas educativas alargadas de docentes e de técnicos especializados que acompanham os mesmos alunos no decurso do… (Ler mais)
Eixo / Domínio: Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular