Ação Específica: 1.2.2. Começar um ciclo
Descrição:
Os anos de início de ciclo têm revelado índices de insucesso escolar que importa ter em consideração neste momento em que as aprendizagens terão sido mais afetadas neste contexto pandémico.  A promoção de uma adequada transição entre ciclos de ensino que envolva medidas de… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular

Ação Específica: 1.2.4. Constituição de equipas educativas
Descrição:
Assume-se que a unidade base de organização pedagógica da escola é o grupo de alunos de um ano de escolaridade e consequentemente do ciclo de ensino. Constituem-se equipas educativas alargadas de docentes e de técnicos especializados que acompanham os mesmos alunos no decurso do… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular

Ação Específica: 1.2.6. Aprender Integrando
Descrição:
A promoção de abordagens transdisciplinares a partir do mapeamento do currículo é uma prática de referência que tem vindo a ser desenvolvida por diversas escolas e que consolida abordagens que permitem o aprofundamento e a gestão curricular das Aprendizagens Essenciais por ciclo… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.2. + Autonomia Curricular

Ação Específica: 1.1.1. Escola a Ler
Descrição:
Conjunto de medidas que visa: O fomento da leitura orientada em sala de aula, mediante a disponibilização de materiais didáticos. A criação destes recursos baseia-se na convicção de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: 1.1.1. Escola a Ler
Descrição:
Conjunto de medidas que visa: O fomento da leitura orientada em sala de aula, mediante a disponibilização de materiais didáticos. A criação destes recursos baseia-se na convicção de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: 1.1.3. Diário de escritas
Descrição:
Promoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas. Pensada em função dos alunos/turma que necessita(m) de um reforço na relação afetiva e técnica com a escrita, esta medida visa a constituição de um ambiente criativo, o qual favoreça o envolvimento do(s)… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: 1.1.3. Diário de escritas
Descrição:
Promoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas. Pensada em função dos alunos/turma que necessita(m) de um reforço na relação afetiva e técnica com a escrita, esta medida visa a constituição de um ambiente criativo, o qual favoreça o envolvimento do(s)… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.1. + Leitura e Escrita

Ação Específica: 1.6.4. Inclusão mais apoiada
Descrição:
As EMAEI são um recurso organizacional específico com um já reconhecido papel no apoio à aprendizagem e à inclusão. Com um conjunto de atribuições e competências transversais, a diversidade de profissionais que a compõe permite uma intervenção holística junto do aluno e dos… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.6. + Inclusão e Bem-Estar

Ação Específica: 1.6.1. Apoio tutorial específico
Descrição:
A medida de Apoio Tutorial Específico visa a diminuição das retenções e do abandono escolar precoce e, consequentemente, a promoção do sucesso educativo. É uma medida de proximidade que tem como objetivo incrementar o envolvimento dos alunos na aprendizagem e na participação das… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.6. + Inclusão e Bem-Estar

Ação Específica: 1.4.1. Família Mais Perto
Descrição:
Promover a comunicação entre a escola e as famílias, através de canais diversificados, claros e simples, disponíveis para todas as famílias.Envolver os pais em atividades da escola – a partir do conhecimento das famílias, envolvê-las nas atividades diárias.Envolver os pais nas… (Ler mais)
Eixo / Domínio: 1. Ensinar e Aprender / 1.4. + Família