1.2.2. Começar um ciclo

Finalizada

Objetivos

Garantir a adequada transição entre níveis/ciclos de ensino, através de um acompanhamento pedagógico dos alunos.

Promover a coerência na sequencialidade das etapas com vista a facilitar a progressão gradual das aprendizagens e do desenvolvimento de competências.

 



1.2.2. Começar um ciclo

Evidências da ação

Indicador Ano 2021/22 Ano 2022/23
Taxa de adesão 1.º CEB 81% 81%
Taxa de adesão 2.º CEB 81% 80%
Taxa de adesão 3.º CEB 76% 76%
Taxa de adesão no Ensino Secundário 70% 70%
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação entre educação pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo e partilhando informação entre docentes sobre o processo pedagógico desenvolvido na educação pré-escolar e as aprendizagens realizadas 90% 93%
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação entre educação pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo analisando e mapeando documentos curriculares para um conhecimento mais profundo e potenciador da articulação das aprendizagens 57% 61%
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação entre educação pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo criando ambientes de aprendizagem na escola do 1.º ciclo de modo a não existir rutura com ambientes vivenciados na educação pré-escolar 42% 45%
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação curricular na transição entre o 2.º e o 3.º ano do 1.º ciclo identificando as aprendizagens não concretizadas ou não consolidadas que possam vir a impedir o aluno de progredir 82% 83%
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação curricular entre o 2.º e 3.º ano do 1.º ciclo construindo propostas conjuntas para facilitar a progressão gradual das aprendizagens e desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos 51% 52%
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre 1.º e 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de conhecimento prévio de espaço 91% 93%
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre o 1.º e o 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de conhecimento das regras de funcionamento dos diferentes serviços 90% 92%
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre 1.º e 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de apoio aos encarregados de educação 85% 87%
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre 1.º e 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de apoio no processo de passagem da monodocência para a pluridocência 68% 70%
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação curricular entre diferentes níveis de ensino/ciclos partilhando informação entre docentes sobre processo pedagógico desenvolvido, identificando aprendizagens não consolidadas/não concretizadas a recuperar 92% 94%
Percentagem de AE/Ena que implementam a articulação curricular entre diferentes níveis de ensino/ciclos analisando e mapeaando as Aprendizagens Essenciais para um conhecimento mais profundo e potenciador da articulação das aprendizagens a desenvolver 63% 66%
Percentagem de AE/Ena que implementam a articulação curricular entre diferentes níveis de ensino/ciclos construindo propostas conjuntas com vista a facilitar progressão das aprendizagens e desenvolvimento das áreas de competências do Perfil dos Alunos 46% 49%