1.2.2. Começar um ciclo
Objetivos
Garantir a adequada transição entre níveis/ciclos de ensino, através de um acompanhamento pedagógico dos alunos.
Promover a coerência na sequencialidade das etapas com vista a facilitar a progressão gradual das aprendizagens e do desenvolvimento de competências.
Evidências da ação
Indicador | Ano 2021/22 | Ano 2022/23 |
---|---|---|
Taxa de adesão 1.º CEB | 81% | 81% |
Taxa de adesão 2.º CEB | 81% | 80% |
Taxa de adesão 3.º CEB | 76% | 76% |
Taxa de adesão no Ensino Secundário | 70% | 70% |
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação entre educação pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo e partilhando informação entre docentes sobre o processo pedagógico desenvolvido na educação pré-escolar e as aprendizagens realizadas | 90% | 93% |
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação entre educação pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo analisando e mapeando documentos curriculares para um conhecimento mais profundo e potenciador da articulação das aprendizagens | 57% | 61% |
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação entre educação pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo criando ambientes de aprendizagem na escola do 1.º ciclo de modo a não existir rutura com ambientes vivenciados na educação pré-escolar | 42% | 45% |
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação curricular na transição entre o 2.º e o 3.º ano do 1.º ciclo identificando as aprendizagens não concretizadas ou não consolidadas que possam vir a impedir o aluno de progredir | 82% | 83% |
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação curricular entre o 2.º e 3.º ano do 1.º ciclo construindo propostas conjuntas para facilitar a progressão gradual das aprendizagens e desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos | 51% | 52% |
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre 1.º e 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de conhecimento prévio de espaço | 91% | 93% |
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre o 1.º e o 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de conhecimento das regras de funcionamento dos diferentes serviços | 90% | 92% |
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre 1.º e 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de apoio aos encarregados de educação | 85% | 87% |
Percentagem de AE/Ena que implementam a transição entre 1.º e 2.º ciclo estabelecendo mecanismos de integração de apoio no processo de passagem da monodocência para a pluridocência | 68% | 70% |
Percentagem de AE/Ena que implementam articulação curricular entre diferentes níveis de ensino/ciclos partilhando informação entre docentes sobre processo pedagógico desenvolvido, identificando aprendizagens não consolidadas/não concretizadas a recuperar | 92% | 94% |
Percentagem de AE/Ena que implementam a articulação curricular entre diferentes níveis de ensino/ciclos analisando e mapeaando as Aprendizagens Essenciais para um conhecimento mais profundo e potenciador da articulação das aprendizagens a desenvolver | 63% | 66% |
Percentagem de AE/Ena que implementam a articulação curricular entre diferentes níveis de ensino/ciclos construindo propostas conjuntas com vista a facilitar progressão das aprendizagens e desenvolvimento das áreas de competências do Perfil dos Alunos | 46% | 49% |