1.2.6. Aprender Integrando
Objetivos
Promover uma construção integrada dos saberes com recurso a uma aprendizagem ativa numa perspetiva interdisciplinar.
Promover o trabalho interdisciplinar como forma de recuperar e consolidar as aprendizagens essenciais, contribuindo para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Desenvolver as competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma da informação.
Descrição
A promoção de abordagens transdisciplinares a partir do mapeamento do currículo é uma prática de referência que tem vindo a ser desenvolvida por diversas escolas e que consolida abordagens que permitem o aprofundamento e a gestão curricular das Aprendizagens Essenciais por ciclo de ensino.
A partir da identificação de temas/problemas, conceitos, factos, relações, procedimentos, capacidades e competências, comuns a várias disciplinas podem ser desenvolvidos roteiros, com indicações metodológicas, proposta de ações estratégicas e de avaliação, exemplos de atividades e níveis de aprofundamento, potenciados pelo trabalho colaborativo, que facilitam a implementação de Domínios de Autonomia Curricular por parte de todos os docentes da escola.
Neste modelo de organização pedagógica os tempos de cada disciplina ou de cada componente passam a ser geridos de uma forma mais ampla, podendo a flexibilidade curricular operar entre diferentes componentes das matrizes curriculares.
Esta opção, atualmente apenas possível através da conceção de um Plano de Inovação ao abrigo da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, ficará agora disponível para todas as escolas sem necessidade de autorização superior.
Benefícios e Impactos
Aprofundamento de temas/problemas estruturantes mais afetados pelo contexto pandémico.
Integração dos saberes disciplinares e sua consequente mobilização em contextos diversos.
Realização de aprendizagens mais significativas.
Coconstrução do conhecimento, vivenciando os seus processos de desenvolvimento em diferentes áreas do saber.
Medidas
Roteiros sobre diferentes modelos e estratégias de promoção do trabalho interdisciplinar exemplificando com práticas de referência. Explicitará ainda, alguns temas/problemas/conceitos/factos/procedimentos/… comuns que podem ser abordados sob diferentes perspetivas disciplinares (a partir de julho de 2021).
Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).
Atividades
Webinar "Aprender Integrando"
Data: 11/11/2021 (17h)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Y5-46c5_KKs
Oradores:
Professoras Cláudia Sousa e Isabel Roque e alunos (Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio)
Professora Dorinda Rebelo e alunos (Agrupamento de Escolas de Estarreja)
Moderadora: Elsa Belo (Direção-Geral da Educação)