1.2.8. Calendário escolar

Objetivos

Potenciar a mudança das práticas pedagógicas e de avaliação para as aprendizagens.

Promover o trabalho interdisciplinar de modo a potenciar aprendizagens a partir de problemas/temas (com as semanas multidisciplinares).

Distribuir de forma mais equilibrada os períodos letivos e os períodos de pausa letiva.

Descrição

A organização do calendário escolar, designadamente em semestres, tem-se revelado potenciadora da mudança ao nível das práticas pedagógicas, bem como da avaliação pedagógica.

Pretende-se assim que esta medida se constitua como uma medida global promotora da qualidade das aprendizagens e do sucesso de todos os alunos.

Benefícios e Impactos

Realização de aprendizagens significativas;

Envolvimento em projetos a partir de problemas e ou de temas;

Coconstrução do seu conhecimento, vivenciando os processos de desenvolvimento do conhecimento em diferentes áreas do saber;

Equilíbrio entre períodos letivos e períodos de pausa.

Medidas

Roteiro sobre ensino, aprendizagem e avaliação em contexto de semestralização exemplificando com práticas de referência (a partir de julho de 2021).

Alteração ao despacho que aprova o calendário escolar (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).

Calendário escolar 2021/2022

Calendário escolar para os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024



Atividades

Webinar “Calendário Escolar”

Data: 20/01/2022 (17h00)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=yoXx1l4FcKc

Oradores:
Dra. Irene Guimarães, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de São João da Madeira
Dra. Dina Sanches, Diretora do Agrupamento de Escolas de Amarante
Dra. Marta Mateus de Almeida, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, coautora do “Estudo de Avaliação da Reorganização do Calendário Escolar”

Moderadora: Isabel Veríssimo (Direção-Geral da Educação)

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Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.2. + Autonomia Curricular