1.3.8. Recuperar com o Digital

Objetivos

Instalar 1300 Laboratórios de Educação Digital (LED), com equipamentos especializados para projetos nas áreas digitais, de robótica, de computação experimental, entre outros, com vista ao desenvolvimento de competências digitais.

Descrição

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) constituem-se como ambientes educativos inovadores que contribuem para a implementação de metodologias ativas de aprendizagem, recorrendo a tecnologia atual e emergente.

Os LED deverão apoiar as escolas na adoção de práticas de ensino inovadoras, promotoras de aprendizagens ativas, recorrendo ao digital, permitindo a recuperação e a consolidação de aprendizagens não realizadas.

Com recurso aos LED, pretende-se promover aprendizagens pela prática baseadas em experiências reais, bem como o desenvolvimento de projetos, incentivando o trabalho colaborativo.

Benefícios e Impactos

As abordagens metodológicas com recurso ao digital adotadas nos LED permitirão, entre outras, criar situações de aprendizagem em que os alunos, ao serem envolvidos no desenvolvimento de projetos, têm a oportunidade de contactar com diversos equipamentos tecnológicos e de desenvolver hábitos de planeamento de trabalho. Estes aspetos contribuem, de forma direta, para o desenvolvimento de diversas competências, para recuperação, aquisição e consolidação das aprendizagens.

Os alunos irão beneficiar de um ambiente de aprendizagem, onde predominam as metodologias ativas. Estando inseridos num contexto que coloca ao seu dispor equipamentos tecnológicos diversificados, os alunos poderão usufruir de um ambiente de aprendizagem estimulante que permite: trabalhar em equipa; gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas; desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora; definir objetivos, planear e concretizar projetos, de forma autónoma e responsável, entre outros. O trabalho a realizar nestes espaços permitirá desenvolver as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente:

. Informação e comunicação;

. Pensamento crítico e pensamento criativo;

. Raciocínio e resolução de problemas;

. Saber científico técnico e tecnológico;

. Desenvolvimento pessoal e autonomia.

Medidas

Instalar 1300 Laboratórios de Educação Digital – LED.

Acompanhamento às escolas na elaboração de candidaturas.

Laboratórios de Educação Digital

 

Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.3. + Recursos Educativos