1.3.11. OPE - Inclui

Objetivos

Mobilizar os alunos para a participação democrática ao serviço da recuperação de todos e da resiliência das suas escolas.

Descrição

Reconhecido o valor do Orçamento Participativo das Escolas como instrumento para o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum, este será, nos próximos dois anos letivos, tematicamente direcionado para a inclusão, desafiando os estudantes a apresentar propostas dirigidas à inclusão de todos, sobretudo dos mais afetados pela pandemia.

Benefícios e Impactos

Conforme previsto na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a tomada de consciência das formas de participação democrática afigura-se como um objetivo do sistema educativo.

Ao convocar os alunos para que as suas propostas, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas, se centrem no contributo para a recuperação no pós-pandemia, estimula-se um olhar dedicado ao compromisso e envolvimento de todos na recuperação e na mitigação das desigualdades.

O OPE será, assim, um instrumento para a promoção de solidariedade, interajuda e inclusão.

Medidas

O regulamento do Orçamento Participativo das Escolas pode ser consultado em https://opescolas.pt/

Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.3. + Recursos Educativos