1.3.2. #EstudoEmCasa Apoia

Objetivos

Apoiar os alunos na recuperação de aprendizagens, bem como no desenvolvimento de competências transversais preconizadas nos documentos curriculares orientadores.

Disponibilizar orientações e apoio para organização e estudo autónomos.

Disponibilizar recursos para apoio ao estudo de diferentes disciplinas (reorganizando os produzidos no âmbito do #EstudoEmCasa e produzindo outros em áreas deficitárias).

Descrição

Serviço de apoio para a recuperação de aprendizagens e para o estudo autónomo. O projeto #EstudoEmCasa Apoia irá disponibilizar recursos educativos que ajudem as escolas a orientar, encorajar e apoiar os alunos na recuperação e no desenvolvimento das suas aprendizagens com autonomia. Para isso, serão disponibilizados os recursos digitais do projeto #EstudoEmCasa 2019/2021 e outros que se considerem pertinentes.

O trabalho será desenvolvido por áreas prioritárias de intervenção com a criação de comunidades de aprendizagem, em regime de e-learning, com o apoio e a orientação de uma equipa multidisciplinar, contando com o contributo das comunidades educativas e de especialistas.

Benefícios e Impactos

Recuperar e promover o desenvolvimento das aprendizagens das diferentes áreas do saber, com recurso a uma plataforma de apoio ao aluno e às escolas, através de um conjunto de recursos que promove a organização do trabalho autónomo, no contexto de uma comunidade de aprendizagem.

Medidas

Divulgação de recursos educativos, através de uma plataforma digital (a partir de julho 2021).

Disponibilização junto das escolas de propostas de trabalho em regime e-learning (a partir de outubro 2021).

Criação de recursos digitais complementares aos já existentes e produzidos no âmbito do #EstudoEmCasa (de outubro 2021 a junho 2023).

Seminários/Webinários #EstudoEmCasa Apoia (julho 2021, julho 2022 e julho 2023).

Aceda ao #EstudoEmCasa Apoia - https://estudoemcasaapoia.dge.mec.pt/ 

Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.3. + Recursos Educativos