1.1.4. Ler com mais livros
Objetivos
Dotar as bibliotecas escolares com um fundo documental adicional para apoio ao domínio 1.1. + Leitura e escrita.
Descrição
Aquisição de conjuntos de livros tendo em conta:
- A adequação aos diferentes níveis de ensino lecionados nas escolas;
- A adequação aos projetos de leitura definidos;
- O envolvimento da comunidade educativa nos processos de seleção;
- A relevância das temáticas abordadas;
- Os interesses dos alunos;
- A atualidade das obras.
Benefícios e Impactos
Contacto com obras variadas, atraentes, atuais e acessíveis: as recomendadas no catálogo dos Livros PNL e outras consideradas relevantes.
Aumento do desejo e do prazer de ler através do incentivo pelos professores – leitura a par, em voz alta, etc.
Medidas
Apoio da RBE às escolas na:
- Seleção e aquisição de conjuntos de livros;
- Criação de conjuntos de vários exemplares da mesma obra, de modo a que cada par de alunos possa dispor de um mesmo livro para leitura orientada na sala de aula;
- Criação de conjuntos de obras de diferentes tipos e adequados a diferentes níveis de proficiência leitora, de modo a permitir a abordagem de diferentes obras em contexto letivo e não letivo.