1.1.1. Escola a Ler
Objetivos
Desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras.
Tornar não só o livro como também as atividades intencionais e sistemáticas de exploração e compreensão da leitura uma presença rotineira na sala de aula.
Promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garanta o gosto de ler.
Desenvolver o gosto e hábitos de leitura em múltiplos suportes.
Evidências da ação
Indicador | Ano 2021/22 | Ano 2022/23 |
---|---|---|
Taxa de adesão 1.º CEB | 91% | 96% |
Taxa de adesão 2.º CEB | 91% | 96% |
Taxa de adesão 3.º CEB | 89% | 95% |
Taxa de adesão no Ensino Secundário | 88% | 94% |
Percentagem de AE/Ena que no âmbito desta ação implementam a medida Leitura orientada em sala de aula | 85% | 89% |
Percentagem de AE/Ena que no âmbito desta ação implementam a medida Tempo para ler e pensar | 64% | 65% |
Percentagem de AE/Ena que no âmbito desta ação implementam a medida Vou levar-te comigo! | 69% | 78% |
Percentagem de AE/Ena que no âmbito desta ação implementam a medida Livr' à mão | 53% | 62% |
Percentagem de AE/Ena que no âmbito desta ação implementam a medida Equipas de leitura | 23% | 23% |
Percentagem de AE/Ena que no âmbito desta ação implementam outras medidas | 36% | 39% |