1.7.2. E depois da escola?
Objetivos
Promover a dinamização de projetos de associações locais (de jovens e desportivas) com os estabelecimentos escolares.
Promover o envolvimento da comunidade local através do fomento de parcerias com associações locais.
Aumentar a prática desportiva dos alunos, fomentando uma articulação com o desporto federado e autárquico.
Descrição
Qualquer estabelecimento de educação e ensino encontra-se integrado numa comunidade com dinâmicas próprias, devendo ser fomentada uma articulação e uma complementaridade entre as ofertas educativas na escola e as ofertas não formais fora da mesma.
“E depois da escola” é uma medida que pretende aproximar as escolas da sua comunidade através da valorização de iniciativas que promovam esta interação. Neste sentido, o Instituto Português para o Desporto e para a Juventude irá incluir nos programas que já desenvolve, quer ao nível da juventude, quer no desporto, indicadores concretos que permitam apoiar projetos que desenvolvam atividades com estabelecimento de educação e ensino.
Fomenta-se, assim, ao nível da juventude, serão apoiados projetos de voluntariado de associações jovens que criem dinâmicas com as escolas. Adicionalmente propõe-se que atividades realizadas neste âmbito possam constar do Passe Jovem.
Ao nível do desporto, serão contemplados projetos que promovam a abertura da escola à sua comunidade e da comunidade à escola com vista a partilhar recursos materiais e humanos, promovendo, ainda, uma oferta desportiva articulada e homogénea.
Benefícios e Impactos
Potenciar a interação do aluno com valências exteriores ao seu estabelecimento escolar concorre de forma expressa para o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, através de dinâmicas de educação não formal.
Neste sentido, o envolvimento no associativismo (por exemplo de jovens ou desportivo) promove, através da pertença a um grupo, os valores de liberdade, responsabilidade e integridade, cidadania e participação, excelência e exigência, curiosidade reflexão e de inovação.
Fomentar a interação e integração de entidades e associações que se encontram fora do muro da escola contribuirá para o processo educativo dos alunos, potenciando a sua inclusão na comunidade local e promovendo de forma saudável a sua vivência em sociedade.
Adicionalmente, a articulação das atividades ao nível desportivo, possibilitam a rentabilização de recursos humanos e materiais, assim como a garantia de uma oferta mais homogénea para crianças e adolescentes.
Medidas
Valorização e integração de candidaturas a programas e projetos do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.) na área da Juventude que incluam projetos com estabelecimentos de educação e ensino:
- Programa de Ocupação dos Tempos Livres (OTL);
- Programa Agora Nós - “Geração Z”;
- Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas;
- Passe Jovem;
- Outros.
Valorização e integração de candidaturas a programas e projetos do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.) na área do Desporto que incluam projetos com estabelecimentos de educação e ensino:
- Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT). Aceda ao PNDpT em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/normas_de_candidatura_ao_pndpt_2022_1.a_fase.pdf
- Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas. As normas para a edição do PRID 2022 podem ser consultadas em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/normas_prid_2022.pdf
- Outros.