1.7.1. TEIP - Fase 4
Objetivos
Promover o sucesso educativo dos alunos e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível.
Garantir a inclusão de todos os alunos, promovendo a igualdade e a não discriminação.
Promover a redução e o risco do abandono escolar, do absentismo e da indisciplina.
Aprofundar a ação da escola como agente educativo, social e cultural central na vida das comunidades em estreita articulação com parceiros locais e regionais.
Descrição
O Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) é uma medida de política pública que beneficia Unidades Orgânicas (UO) que se localizam em territórios com índices mais elevados de pobreza e de exclusão social, onde é necessário garantir a inclusão de todos os alunos, combater o abandono, promover o sucesso escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens.
Numa perspetiva de sustentar a melhoria dos processos que as UO têm vindo a alcançar no âmbito do Programa TEIP 3, pretende-se estabelecer um novo ciclo do programa, reforçando a autonomia das escolas que, estando integradas em contextos particularmente desafiantes, devem ter possibilidades acrescidas para a implementação de projetos próprios, fortemente alicerçados em evidências e no conhecimento da realidade em que se inserem, com a assunção da responsabilidade inerente à prestação de um serviço público de educação de qualidade.
Benefícios e Impactos
Igualdade de oportunidades na consecução da escolaridade obrigatória, o prosseguimento de estudos e a transição da escola para a vida ativa, numa perspetiva de cidadania plena.
Medidas
Alargamento do programa TEIP a um conjunto de escola com incidência de fluxos migratórios e consequente representação de línguas maternas nas escolas.