1.5.2. Capacitar para avaliar

Objetivos

Contribuir para melhorar as práticas pedagógicas das escolas e as aprendizagens dos alunos.

Avaliar para aprender.

Descrição

Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA): projeto multidimensional que aposta nas dimensões teórica e conceptual, na formação, no acompanhamento, monitorização e investigação no domínio da avaliação pedagógica.

Através do link https://afc.dge.mec.pt/projeto-maia-introducao  poderá ter acesso ao separador do Projeto  onde se  disponibilizam materiais relevantes para o desenvolvimento do mesmo como é o caso do relatório da investigação relativa ao primeiro ano - Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020) - e do documento relativo à Estratégia de Ação Para 2020-2021.

Benefícios e Impactos

As aprendizagens dos alunos devem estar no centro de todos os processos. A sua participação deverá ser avaliada de forma contínua, progressiva, diferenciada e criterial. Valorização da avaliação formativa, tendo como base um feedback dirigido e sistemático para que os alunos possam aprender mais e melhor.

Medidas

Produção de documentos do projeto.

Webinários, seminários e sessões práticas de capacitação.

Eixo
1. Ensinar e Aprender
Domínio
1.5. + Avaliação e Diagnóstico