1.5.1. Aferir, diagnosticar e intervir
Objetivos
Disponibilizar exemplos de itens da avaliação externa nacional e de estudos internacionais e respetivas propostas de exploração pedagógica.
Fomentar a utilização da informação sobre itens da avaliação externa para apoio ao planeamento e às práticas pedagógicas.
Adaptar os itens da avaliação externa para utilização em instrumentos de avaliação interna, tendo em conta as suas características técnicas e os seus objetivos.
Descrição
Explorar os Itens da Avaliação Externa
Plataforma de recursos com exemplos de itens da avaliação externa utilizados em provas de anos anteriores e em estudos internacionais, acompanhados de informações técnicas e didáticas que permitam aos professores fazer uma utilização pedagógica desses itens.
Para cada item é apresentada a seguinte informação:
- Características do item: formato, tipologia, técnicas de construção, suportes e principais dados psicométricos;
- Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
- Critérios de classificação;
- Grau de complexidade cognitiva e capacidades cognitivas mobilizadas;
- Exemplos de situações de aprendizagem que permitem melhoria do desempenho dos alunos.
Benefícios e Impactos
Com a exploração dos itens da avaliação externa em sala de aula os professores terão oportunidade de trabalhar com os alunos as áreas e competências em que têm maiores dificuldades, bem como fomentar a diversificação de didáticas, estratégias curriculares e instrumentos de avaliação.
Medidas
Plataforma eletrónica com exemplos de itens da avaliação externa que os professores e as escolas poderão utilizar em sala de aula para diagnosticar as competências e conhecimentos em défice nos seus alunos. Disponível em: https://itenssa.iave.pt
Guiões de Práticas e Sugestões (GPS) para a análise e utilização do Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA) e do Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA).