Em janeiro deste ano foi lançado um questionário às escolas públicas do Ministério da Educação (ME) com o objetivo de monitorizar quais as ações específicas que foram mobilizadas, em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada (AE/ENA). O questionário resultou de um trabalho prévio no âmbito da equipa que envolve vários serviços da administração educativa responsável pelo eixo 3 do referido Plano. Durante o mês de maio o questionário foi reaberto para que os AE/ENA tivessem oportunidade de rever/atualizar a informação anteriormente reportada, assim como preencher um novo módulo de avaliação do impacto das ações especificas implementadas, o que permitiu a obtenção e a análise de dados relativos à:
- Classificação, por parte de cada AE/ENA, de cada uma das ações específicas implementadas, no que respeita ao impacto no processo de recuperação das aprendizagens dos alunos, em cada nível de ensino e ciclo de estudos;
- Identificação da ação específica, de entre as implementadas, considerada como a mais importante por cada AE/ENA;
- Identificação das três principais razões que justificaram a seleção dessa ação específica como preferencial.
A informação apresentada constitui-se como um dos contributos para a referida monitorização, estando a ser complementada por outros indicadores que consideram os impactos produzidos na aprendizagem dos alunos. Os dados agora apresentados permitem traçar um retrato da mobilização que as escolas fizeram das medidas disponibilizadas.
Aceda ao segundo relatório de monitorização do Plano 21|23 Escola+