Os objetivos editoriais desta coleção, de acordo com a nota editorial incluída no primeiro número (fevereiro de 2004) é “a publicação de textos que testemunham ideias e projetos resultantes da vitalidade dos agentes e comunidades educativas, que se oferecem a outros estímulos e a estimular outros, que podem trazer algo de novo ao pensar e ao agir dos intervenientes no universo educativo”.
Sabendo da importância da Avaliação no sistema educativo, nomeadamente no âmbito das medidas adotadas ao abrigo dos Decretos- Lei nº 54 e nº 55, de 6 de julho de 2018, e os desafios colocados nestes dois últimos anos, que levou a repensar o processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente e inevitavelmente, o processo de avaliação das e para as aprendizagens, a presente publicação pode ser considerada um instrumento de consolidação de alguma formação realizada e, simultaneamente, um prolongamento dessa formação a outros docentes e profissionais de educação que a ela não tiveram acesso direto.
Logo, com os contributos de formadores e especialistas envolvidos em programas de formação, os artigos disponibilizados, por um lado, refletem os processos formativos das ações de formação orientadas ou acompanhadas pelos autores e, por outro lado , desenvolvem e aprofundam temas abordados nos cursos, oficinas e sessões realizados.
Para consultar a versão digital: http://novo.cfagora.pt/images/Publicacoes/cadernos/Caderno_7.pdf