O Ministério da Educação apresentou aos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) os resultados da primeira monitorização do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola+ e divulgou o Guião de Práticas e Sugestões (GPS) para potenciar o uso dos resultados das provas de aferição.
Estes dois instrumentos visam melhorar o acompanhamento dos alunos, a partir de dados sobre os seus desempenhos, e conhecer as medidas adotadas pelas escolas para aferir quais as mais eficazes no processo de recuperação das aprendizagens.
O inquérito de monitorização foi respondido por 96,4% das escolas.
O Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola+ integra um conjunto vasto de medidas, estando em desenvolvimento e implementação mais de 80% das ações previstas. Este inquérito afere a taxa de adesão das escolas a medidas organizacionais de caráter pedagógico.
Nas escolhas feitas pela generalidade das escolas, destaca-se a adoção, em larga maioria, das ações "Escola a Ler" (82% dos AE/ENA), "Começar um novo ciclo e/ou 1.º ciclo e novos ciclos" (74%) e "Capacitar para avaliar" (66%).
O Plano 21|23 Escola+, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, incide em três eixos de atuação: “Ensinar e Aprender”, “Apoiar as Comunidades Educativas” e o “Conhecer e Avaliar”, integrando cada um várias domínios que se desenvolvem através da realização de ações específicas.
Guião de Práticas e Sugestões (GPS)
O trabalho de apoio às escolas na monitorização dos efeitos da pandemia nas aprendizagens dos alunos envolve a análise dos resultados do desempenho dos alunos, associada ao desenvolvimento de práticas mais adequadas à superação das dificuldades detetadas.
Por outro lado, o Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE) desenvolveu o projeto PAR (Projeto de Acompanhamento de Escolas na Análise e Utilização dos Relatórios de Avaliação Externa), que deu origem a dois guiões com orientações para a análise e utilização dos resultados das Provas de Aferição: um Guião de Práticas e Sugestões (GPS) para o 1º e outro para os 2.º e 3.º ciclos. Estes GPS são exemplos de práticas de referência, que envolvem alunos, professores e encarregados de educação.