O relatório The future of schools beyond Covid-19 resulta do conjunto de webinars “The impact of Covid-19 on schools” da European Schoolnet, realizados entre novembro de 2020 e março de 2021.
Tendo como temas-base a infraestrutura digital, o papel dos alunos e pais, as desigualdades digitais, o bem-estar online, as notícias falsas sobre a pandemia, a liderança escolar e o futuro da Educação, este documento destaca a forma exemplar e eficaz como os professores, os dirigentes e a comunidade escolar abarcaram este desafio, tendo sempre como foco todos os alunos em risco de ficar para trás.
Destes webinars fica uma lição aprendida: se, na fase crítica da pandemia, se constatou a importância de se adequarem as medidas/soluções para cada escola e professor, agora, há que atender às necessidades e visões diferentes sobre como alcançar uma Educação de excelência depois da Covid-19.
É neste sentido de valorizar a autonomia das escolas e as estratégias educativas diferenciadas em prol da promoção do sucesso escolar, que o Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens se revê. Na verdade, o Pano 21|23 Escola +, que se alicerça em políticas educativas com eficácia demonstrada, vem reforçar todo o investimento feito, desde os últimos anos até ao momento atual, em prol da equidade e da inclusão, de modo a promover ambientes educativos inovadores, contextualmente adequados e desafiadores das potencialidades de todos os alunos, cumprindo, mesmo nestes tempos adversos, o que se espera do Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O relatório The future of schools beyond Covid-19 pode ser consultado aqui.