Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro) recebe bicicletas para "DE Sobre Rodas"

Decorreu no passado dia 1 de março, mais uma entrega de bicicletas, efetuada no âmbito do investimento do PRR/SUAVA e do projeto «DE Sobre Rodas», desta vez na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro,  e inserida na iniciativa "GOVERNO + PRÓXIMO."

Esta cerimónia contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, da Vereadora da Câmara Municipal de Faro, Teresa Santos, do Diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, do Presidente do IPDJ, Vítor Pataco e da representante do IMT e coordenadora da rede de pontos focais da ENMAC 20-30, Sofia Bento, tendo como anfitrião, Francisco Soares, Diretor da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

Estiveram ainda presentes, o Delegado regional da Educação, Alexandre Lima, o Diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno e o Coordenador Nacional do Desporto, Rui Carvalho, bem como outras personalidades, representantes da Educação, do Desporto, da Autarquia e da comunidade local.

Com o projeto «DE sobre rodas», temos cada vez mais crianças a aprender a andar de bicicleta nas Escolas, sendo que neste sentido, até ao final de 2024, cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos de ensino com o 2º ciclo de ensino básico. Na região do Algarve serão abrangidas 52 escolas com 1.040 bicicletas e capacetes.

O projeto «DE sobre rodas» surgiu em 2019 para dar resposta aos contributos do Desporto e da Educação para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENMAC). Esta estratégia assenta na urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável, nomeadamente, garantindo que todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, potenciando esta forma de mobilidade ativa e suave, bem como promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público.

Neste contexto, o projeto «Desporto Escolar Sobre Rodas», continua a chegar a mais escolas, durante o ano letivo 2022/23, impulsionado pela parceria entre o IPDJ e a Direção-Geral da Educação (DGE).