O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, atualmente implementada em 146 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, onde o risco de abandono e insucesso escolar é mais elevado. O programa, ao longo dos seus já 25 anos de existência, tem vindo a desenvolver-se no respeito por princípios de discriminação positiva, permitindo que cada escola, no âmbito da sua autonomia, crie as respostas que considere adequadas aos seus contextos, fomentando o trabalho em rede e com o apoio de um conjunto de especialistas.
Considerando ser importante sistematizar os resultados conseguidos neste período de tempo, a Direção-Geral da Educação divulga, agora, o estudo 25 anos do Programa TEIP em Portugal, da responsabilidade de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP.
Neste estudo apresenta-se uma análise da trajetória do programa TEIP em Portugal (seu enquadramento histórico-contextual, seus fundamentos teórico-concetuais e políticos, bem como o seu modo de organização e de operacionalização) e, ainda, um conjunto de 10 estudos de caso levados a cabo em escolas TEIP, nas várias regiões do país. O estudo, apresentado no formato de E-book, encerra com uma síntese interpretativa que conclui que as escolas TEIP “vivem a premência de fazer diferente, de criar respostas para os problemas e encetar estratégias que diluam os efeitos dos fatores socioeconómicos e culturais dos seus estudantes nos respetivos percursos escolares”.
Consulte aqui o estudo 25 anos do Programa TEIP em Portugal.