Ciclo de 3 webinars “No centro do país, no centro…”

O ciclo de 3 webinars “No centro do país, no centro…” está integrado no projeto de Cidadania ambiental. Cada webinar versa, em particular, sobre um subtema: as pessoas, a floresta e a prevenção. A região centro de Portugal foi a zona escolhida para realização deste ciclo, contando com o apoio de escolas e das respetivas autarquias, bem como de outras entidades que aceitaram o desafio de participar nesta iniciativa. Os 3 webinars serão realizados e emitidos a partir do Fundão, de Vila Nova de Poiares e Vila de Rei.

1|3 NO CENTRO DO PAÍS, NO CENTRO AS PESSOAS

Vamos conhecer um caso concreto de boas práticas que permitem combater a desertificação do interior.
O concelho do Fundão situa-se num território de baixa densidade populacional e tem adotado como prioridade contrariar esta tendência, apostando na atração, fixação e integração de migrantes como uma solução a curto e médio prazos, nunca descurando a vertente humanista do acolhimento. Este trabalho tem sido reconhecido a nível nacional e internacional, com a recente distinção do município como uma das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2023.

2|3 NO CENTRO DO PAÍS, NO CENTRO A FLORESTA

Vamos visitar a Quinta da Moenda que é um exemplo de boas práticas de restauro ecológico. O Dr. Joaquim Sande Silva vai alertar-nos para a importância da conservação da floresta autóctone e o combate às espécies invasoras da flora, em especial, o caso das acácias.

3|3 NO CENTRO DO PAÍS, NO CENTRO A PREVENÇÃO

Vamos fazer um enquadramento do que é a Proteção Civil e qual o papel dos seus agentes. Serão apresentadas as principais medidas de prevenção de risco de incêndio, assim como exemplos de prevenção adotados pelo município de Vila de Rei.