Adiado - Webinar “No lugar d@ outr@... E se fosse comigo ou com @ melhor amig@?” – Plano 21|23 Escola+ / Eixo “Ensinar e Aprender”

Por motivos de saúde da oradora, somos obrigados a adiar para 22 de abril este webinar. Lamentamos desde já qualquer impacto na preparação, mas esta situação foi de todo imprevisível.

A Direção-Geral da Educação (DGE) vai promover em modalidade remota, agora no dia 22 de abril, entre as 10:00h e as 11:00h, no âmbito do Plano 21|23 Escola+, Eixo “Ensinar e Aprender”, domínio + Recursos Educativos, sobre a ação específica “A Voz dos Alunos”, o Webinar: No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a? 

Toda a informação já recebida, nomeadamente o link de acesso mantém-se. As inscrições vão prolongar-se até ao dia 21/4. Todas as inscrições já efetuadas continuarão a ser tidas em conta.

Este webinar pretende contribuir para promover a empatia entre as crianças e jovens, levando-os/as a colocarem-se no lugar do outro/a. Através da análise e questionamento critico de situações de violência, nomeadamente situações bullying, os/as jovens são levadas à tomada de decisões conscientes e ao debate de opiniões. 

Pretende-se ainda envolver as crianças e jovens na participação ativa em projetos da escola e em outros momentos do quotidiano escolar que contribuam para a prevenção da violência e para um ambiente saudável e de bem-estar, dentro e fora da escola.

Para atingir estes objetivos contamos com a participação da especialista em sociodrama, Luzia Lima-Rodrigues (Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal), que tentará desafiar as crianças e jovens assistentes a colocarem-se no lugar de outro/a criança ou jovem, promovendo a empatia.

Público-alvo: Docentes, crianças e jovens do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

A sessão decorre na plataforma Streamyard (permite interação com a oradora) com transmissão direta via YouTube*.

Inscrição gratuita, mas obrigatória através deste link: https://area.dge.mec.pt/dspewoutro/ 

Nota: Não serão emitidos certificados de participação.

* Alertamos a necessidade, em caso de interesse, de confirmar o acesso à plataforma YouTube na vossa escola.