6.ª Edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID 2022)

No âmbito do programa do Governo, a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), estabeleceu como uma das suas prioridades promover a modernização e reabilitação do parque desportivo dos Clubes e das Associações de Base Local. As organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, são estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência, disponibilizando atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural. Nesse contexto, organizações associativas que disponibilizem aos seus associados e comunidade instalações desportivas seguras, salubres, qualificadas e modernas, aumentam o interesse e a atratividade pela prática desportiva de recreação ou de rendimento, melhorando o ambiente urbano e a coesão social, tornando-o mais sustentável e qualificado.

Nesta 6.ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID 2022) será valorizada, em sede de avaliação de candidaturas, a parceria ou ligação com a comunidade educativa local. Esta novidade insere-se na ação específica “E depois da escola”, do Plano de Recuperação das Aprendizagens “Plano 21|23 Escola+”, que pretende aproximar as escolas da sua comunidade e, assim, potenciar a interação do aluno com valências exteriores, concorrendo de forma expressa para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, através de dinâmicas de educação não formal.

As normas para a edição do PRID 2022 podem ser consultadas em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/normas_prid_2022.pdf