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1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO - SITUAÇÃO 4 ANOS APÓS INGRESSO - 2022/23


dez 2024 - Recolha de Dados
dez 2024 - Publicação | DGEEC

Este relatório analisa a situação, no final do ano letivo de 2022/23, dos alunos que ingressaram pela primeira vez no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em 2019/20. Apresenta ainda, para alguns indicadores, a série temporal entre 2014/15 e 2022/23. Este ano, e pela primeira vez, são analisados os dados por município e por país de origem.


1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO - SITUAÇÃO 4 ANOS APÓS INGRESSO - 2022/23



2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO SITUAÇÃO 2 ANOS APÓS INGRESSO 2022/23


dez 2024 - Recolha de Dados
dez 2024 - Publicação | DGEEC

Este relatório analisa a situação, no final do ano letivo de 2022/23, dos alunos que ingressaram pela primeira vez no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em 2021/22. Apresenta ainda, para alguns indicadores, a série temporal entre 2014/15 e 2022/23. Este ano, e pela primeira vez, são analisados os dados por município e por país de origem.


2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO SITUAÇÃO 2 ANOS APÓS INGRESSO 2022/23



ASSIMETRIAS ENTRE ESCOLAS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO 2022/23


nov 2024 - Recolha de Dados
nov 2024 - Publicação | DGEEC

Este relatório apresenta as assimetrias entre as escolas públicas dos ensinos básico e secundário em Portugal continental, no ano letivo 2022/23. Analisa as disparidades existentes nas escolas em termos de contexto socioeconómico dos seus alunos, partindo de um estudo, circunscrito ao 2.º ciclo do ensino básico, realizado em 2018 pela DGEEC.


ASSIMETRIAS ENTRE ESCOLAS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO 2022/23



Plano 23|24 Escola+ - Dados Preliminares


2024 - Recolha de Dados
mar 2024 - Publicação | DGEEC

À semelhança do que aconteceu com o Plano 21|23 Escola+, coube novamente à DGEEC, em articulação com outros organismos do Ministério da Educação, monitorizar a implementação do Plano 23|24 Escola+. Assim, entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, as direções dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/EnA) da rede pública do Ministério da Educação foram convidadas a responder a um questionário sobre a aplicação do Plano 23|24 Escola+. Neste inquiriu-se sobre as ações específicas adotadas; ações específicas consideradas prioritárias; principais competências a trabalhar no desenvolvimento de cada uma das ações específicas adotadas; número de alunos envolvidos, por ano de escolaridade, em cada uma das ações específicas e no total; por fim, solicitou-se também informação sobre o número de docentes e técnicos especializados afetos ao Plano 23|24 Escola+, assim como o total de horas atribuídas para a concretização do mesmo.


Plano 23|24 Escola+ - Dados Preliminares



Estudos Observacionais: ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens


jun 2023 - Recolha de Dados
out 2023 - Publicação | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, DGE

Os Estudos Observacionais aqui apresentados baseiam-se em estudos de caso de oito Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas. Têm como objetivo descrever as práticas pedagógicas e organizacionais que levaram a um desempenho acima do esperado nessas escolas, considerando as suas condições contextuais e iniciais. A seleção dessas escolas foi realizada através dos Estudos Amostrais Exploratórios, realizados para o ensino básico e publicados em julho de 2022. As principais conclusões dos Estudos Observacionais apontam para o facto do Plano 21|23 Escola+ ser valorizado pelas escolas por integrar políticas educativas anteriores e alinhar-se com diversas iniciativas (planos nacionais de português, leitura, matemática, ensino experimental em ciências, TEIP e PNPSE, bem como o alinhamento com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Decreto-lei n.º 54/2019 e a gestão flexível do currículo), promovendo a autonomia das escolas e a flexibilidade na escolha de medidas. A realização de diagnósticos prévios é destacada, permitindo abordagens específicas. Foi também reconhecido que o plano incentiva a colaboração com a comunidade e o trabalho conjunto entre professores, valorizando a formação em diversas áreas. A flexibilidade curricular e a disponibilidade de recursos, tanto financeiros quanto humanos, são outros fatores apreciadas pelas escolas, aos quais se acresce a possibilidade de impulsionar práticas escolares existentes enfatizando a inclusão e o bem-estar dos alunos.


Estudos Observacionais: ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens



Estudos Amostrais Exploratórios - Ensino Secundário


jan 2023 ago 2023 - Recolha de Dados
ago 2023 - Publicação | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC

No estudo procede-se ao tratamento da informação sobre os dados de execução de diferentes ações específicas cuja monitorização foi reportada no documento Plano 21|23 Escola+ — Segundo relatório de monitorização e dos seus efeitos nos resultados de aprendizagem dos alunos do ensino secundário tendo como unidades de observação as escolas do ensino público do continente. Utilizaram-se como quantificadores do desempenho académico as classificações finais internas do 12.º ano obtidos pelos alunos em Português, Matemática, História e Biologia no final do ano letivo 2021/22. Objetivou-se verificar se os resultados académicos, medidos através dos indicadores “média das classificações finais internas nas disciplinas” e “disparidade das classificações internas intraescola”, medida através do coeficiente de variação, diferiam significativamente em função de estarem ou não em implementação ações específicas do Plano 21|23 Escola+. Para além dos indicadores de resultados referidos foi também apurado outro, designado por “diferencial estandardizado entre os scores médios das classificações internas e os scores preditos estatisticamente”, de modo a identificar as escolas cujos desempenhos foram superiores ao esperado, tendo em conta as suas variáveis contextuais e o histórico escolar. Foram assim identificadas como objeto de análise possível para estudos observacionais em profundidade 11 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas cujos resultados dos alunos no ensino secundário cumprem, cumulativamente, as três condicionantes de eficácia, eficiência e equidade educativas. Oito destes AE/Ena situam-se na região Norte, duas na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma na região do Alentejo. 


Estudos Amostrais Exploratórios - Ensino Secundário



Plano 21|23 Escola+ - Quarto relatório de monitorização


mai 2023 - Recolha de Dados
jun 2023 - Publicação | Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC

O quarto relatório da DGEEC reporta dados revistos e atualizados, recolhidos em maio de 2023, e faz um breve balanço dos resultados obtidos nos quatro relatórios que monitorizaram ações específicas do Plano para as quais os serviços centrais do Ministério de Educação não dispunha de informação administrativa. Saliente-se que no decurso destas quatro fases de monitorização a taxa de resposta das escolas foi sempre superior a 92%. Observa-se em todos os níveis de ensino e ciclos de estudo, no decurso dos dois anos de aplicação do Plano 21|23, uma clara opção das Escolas na continuidade de implementação das ações. Mais se considera terem existidos benefícios da sua implementação para a recuperação das aprendizagens dos alunos. Nos dois anos letivos de vigência do Plano as ações com maior percentagem de implementação foram “Escola a Ler”, “Começar um Ciclo ou 1.º Ciclo e Novos Ciclos” e “Capacitar para Avaliar”. Nas ações “Gestão de Ciclo” e “Constituição de Equipas Educativas”, verificou-se um aumento na percentagem da sua implementação entre os dois anos letivos. As ações “Turmas Dinâmicas” e “Avançar Recuperando” são as que apresentam maior necessidade de recurso a tempo suplementar. As ações específicas “Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário” e “Escola a Ler” destacam-se pela positiva, sendo referidas como “Relevantes” ou “Muito Relevantes” por um grande número de Escolas.


Plano 21|23 Escola+ - Quarto relatório de monitorização



Questionário Apoio Tutorial Específico Ano Letivo 2021/22


jun 2022 - Recolha de Dados
maio 2023 - Publicação | DGEEC

No âmbito do acompanhamento e monitorização do Plano 21|23 Escola+ são disponibilizados os dados recolhidos ao nível do ensino básico e do ensino secundário relativos ao Questionário Apoio Tutorial Específico – ano letivo 2021/22.

O documento apresentado em pdf. permite informação relativa ao ensino secundário sobre:

- o conjunto dos alunos matriculados nas diferentes ofertas de educação e formação, para quem foi mobilizada esta medida;

- o levantamento do pessoal docente – professores-tutores – afetos à implementação do Apoio Tutorial Específico;

- o conhecimento sobre a forma como está a ser efetivada a medida nas escolas, assim como o respetivo impacto na assiduidade, comportamento e resultados escolares dos alunos para quem foi mobilizada.


Apoio Tutorial Específico – Ensino Secundário