Publicações
Questionário Apoio Tutorial Específico Ano Letivo 2021/22
maio 2023 - Publicação | DGEEC
No âmbito do acompanhamento e monitorização do Plano 21|23 Escola+ são disponibilizados os dados recolhidos ao nível do ensino básico e do ensino secundário relativos ao Questionário Apoio Tutorial Específico – ano letivo 2021/22.
O documento apresentado em pdf. permite informação relativa ao ensino secundário sobre:
- o conjunto dos alunos matriculados nas diferentes ofertas de educação e formação, para quem foi mobilizada esta medida;
- o levantamento do pessoal docente – professores-tutores – afetos à implementação do Apoio Tutorial Específico;
- o conhecimento sobre a forma como está a ser efetivada a medida nas escolas, assim como o respetivo impacto na assiduidade, comportamento e resultados escolares dos alunos para quem foi mobilizada.
Apoio Tutorial Específico – Ensino Secundário
Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre 22|23
maio 2023 - Publicação | Estudo em Casa Apoia
Este documento apresenta dados relacionados com a plataforma e enquadra as ações estratégicas e as atividades realizadas correspondentes à 2.ª fase deste projeto. Esta análise, à semelhança das anteriores, versa sobre quatro eixos: estrutura, conteúdo, interação e equipa, que se traduzem em indicadores da ação específica 1.3.2 - #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@).
Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre 22|23
Plano 21|23 Escola+ — Terceiro relatório de monitorização
abr 2023 - Publicação | Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC
O terceiro relatório reporta dados revistos e atualizados recolhidos em janeiro de 2023, em mais de 92% dos AE/Ena, sobre 14 ações específicas monitorizadas.
Face aos relatórios de monitorização anteriores foram acrescentados dois módulos relativos às ações específicas 1.3.6. Recuperar com Arte e Humanidades e 1.6.6. Quarto Período - Mochila Cultural e um módulo sobre o impacto da ação 1.6.3. Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, bem como sobre o grau de prioridade atribuído à sua implementação. À semelhança dos dois relatórios de monitorização relativos ao ano letivo de 2021/22, este documento compara a implementação das diferentes ações específicas por AE/Ena, ciclo e nível de ensino, número de turmas envolvidas e tempos suplementares utilizados. É também disponibilizada informação no que respeita à perceção de impacto no processo de recuperação de aprendizagens de cada ação e sobre a respetiva posição relativa enquanto prioridade de implementação.
Plano 21|23 Escola+ — Terceiro relatório de monitorização
Relatório de Atividades Projeto Coopera
dez 2022 - Publicação | DGE
Descrição das atividades do Projeto Coopera, que baseia a sua ação na aplicação de um conjunto diverso de métodos relacionados com a Aprendizagem Cooperativa e promove formação contínua a docentes. São apresentados resultados relativos à perceção de impacto da formação na melhoria das práticas pedagógicas contextualizadas.
Relatório de Atividades Projeto Coopera
8 Áreas de Ação Estratégica das Escolas Essenciais para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
dez 2022 - Publicação | PNPSE
O 2.º relatório intermédio PDPSC, relativo a dados finais do ano letivo 2021/22, tem como fonte o reporte de 1400 medidas monitorizadas, correspondendo a 100% do universo das escolas com Planos. Analisa as oito áreas de ação estratégica predominantes tendo em conta a sua distribuição por níveis e ciclos de ensino e por regiões (NUTSII). A perceção de impacto alto e muito alto das medidas PDPSC é em média de 92%, destacando-se a Literacia emergente, literacia da leitura e da escrita e da comunicação, com uma média de 95% na perceção de impacto quando representa 12% do total das áreas de intervenção. Este estudo apresenta ainda análise de conteúdo às justificações apresentadas pelos AE/E para classificação de cada medida avaliada com impacto alto e muito alto.
8 Áreas de Ação Estratégica das Escolas Essenciais para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
Provas de Aferição do Ensino Básico 2022. Resultados Nacionais
nov 2022 - Publicação | IAVE
O documento reporta os resultados obtidos pelos alunos nas Provas de Aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos, nas áreas/disciplinas de Português(e Estudo do Meio), Matemática (e Estudo do Meio), Ciências Naturais, História e Geografia, Educação Artística, Educação Física e Educação Visual e Tecnológica. É a primeira aferição universal após a pandemia por Covid-19 e envolveu 271000 alunos. Os resultados apontam para uma ligeira melhoria dos desempenhos na maioria dos domínios em aferição, nos vários anos de escolaridade, destacando-se, no entanto, como resultados a exigirem intervenção especial o obtido no 2.º ano de escolaridade no domínio da competência de Oralidade, bem como nas áreas de Organização e tratamento de dados e de Álgebra (2.º e 5.º anos, respetivamente).
Provas de Aferição do Ensino Básico 2022. Resultados Nacionais
Academia de Líderes Ubuntu - Escolas. Relatório de Progresso
set 2022 - Publicação | DGE
São apresentados resultados de implementação desta medida de desenvolvimento de competências socioemocionais relacionados com a abrangência das ações de capacitação a educadores e diretores de AE/Ena e ao desenvolvimento das semanas ubuntu com os alunos.
Academia de Líderes Ubuntu - Escolas. Relatório de Progresso
Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre
jul 2022 - Publicação | DGE
O documento apresenta uma análise SWOT à estrutura da plataforma, aos conteúdos disponibilizados, à interação registada e às características da equipa do projeto. Apresenta dados relativos à distribuição nacional e internacional dos utilizadores da plataforma e à sua distribuição geográfica ao nível da utilização em Portugal continental.
Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre