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Estudos Observacionais: ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens


jun 2023 - Recolha de Dados
out 2023 - Publicação | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, DGE

Os Estudos Observacionais aqui apresentados baseiam-se em estudos de caso de oito Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas. Têm como objetivo descrever as práticas pedagógicas e organizacionais que levaram a um desempenho acima do esperado nessas escolas, considerando as suas condições contextuais e iniciais. A seleção dessas escolas foi realizada através dos Estudos Amostrais Exploratórios, realizados para o ensino básico e publicados em julho de 2022. As principais conclusões dos Estudos Observacionais apontam para o facto do Plano 21|23 Escola+ ser valorizado pelas escolas por integrar políticas educativas anteriores e alinhar-se com diversas iniciativas (planos nacionais de português, leitura, matemática, ensino experimental em ciências, TEIP e PNPSE, bem como o alinhamento com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Decreto-lei n.º 54/2019 e a gestão flexível do currículo), promovendo a autonomia das escolas e a flexibilidade na escolha de medidas. A realização de diagnósticos prévios é destacada, permitindo abordagens específicas. Foi também reconhecido que o plano incentiva a colaboração com a comunidade e o trabalho conjunto entre professores, valorizando a formação em diversas áreas. A flexibilidade curricular e a disponibilidade de recursos, tanto financeiros quanto humanos, são outros fatores apreciadas pelas escolas, aos quais se acresce a possibilidade de impulsionar práticas escolares existentes enfatizando a inclusão e o bem-estar dos alunos.


Estudos Observacionais: ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens



Estudos Amostrais Exploratórios - Ensino Secundário


jan 2023 ago 2023 - Recolha de Dados
ago 2023 - Publicação | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC

No estudo procede-se ao tratamento da informação sobre os dados de execução de diferentes ações específicas cuja monitorização foi reportada no documento Plano 21|23 Escola+ — Segundo relatório de monitorização e dos seus efeitos nos resultados de aprendizagem dos alunos do ensino secundário tendo como unidades de observação as escolas do ensino público do continente. Utilizaram-se como quantificadores do desempenho académico as classificações finais internas do 12.º ano obtidos pelos alunos em Português, Matemática, História e Biologia no final do ano letivo 2021/22. Objetivou-se verificar se os resultados académicos, medidos através dos indicadores “média das classificações finais internas nas disciplinas” e “disparidade das classificações internas intraescola”, medida através do coeficiente de variação, diferiam significativamente em função de estarem ou não em implementação ações específicas do Plano 21|23 Escola+. Para além dos indicadores de resultados referidos foi também apurado outro, designado por “diferencial estandardizado entre os scores médios das classificações internas e os scores preditos estatisticamente”, de modo a identificar as escolas cujos desempenhos foram superiores ao esperado, tendo em conta as suas variáveis contextuais e o histórico escolar. Foram assim identificadas como objeto de análise possível para estudos observacionais em profundidade 11 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas cujos resultados dos alunos no ensino secundário cumprem, cumulativamente, as três condicionantes de eficácia, eficiência e equidade educativas. Oito destes AE/Ena situam-se na região Norte, duas na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma na região do Alentejo. 


Estudos Amostrais Exploratórios - Ensino Secundário



Plano 21|23 Escola+ - Quarto relatório de monitorização


mai 2023 - Recolha de Dados
jun 2023 - Publicação | Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC

O quarto relatório da DGEEC reporta dados revistos e atualizados, recolhidos em maio de 2023, e faz um breve balanço dos resultados obtidos nos quatro relatórios que monitorizaram ações específicas do Plano para as quais os serviços centrais do Ministério de Educação não dispunha de informação administrativa. Saliente-se que no decurso destas quatro fases de monitorização a taxa de resposta das escolas foi sempre superior a 92%. Observa-se em todos os níveis de ensino e ciclos de estudo, no decurso dos dois anos de aplicação do Plano 21|23, uma clara opção das Escolas na continuidade de implementação das ações. Mais se considera terem existidos benefícios da sua implementação para a recuperação das aprendizagens dos alunos. Nos dois anos letivos de vigência do Plano as ações com maior percentagem de implementação foram “Escola a Ler”, “Começar um Ciclo ou 1.º Ciclo e Novos Ciclos” e “Capacitar para Avaliar”. Nas ações “Gestão de Ciclo” e “Constituição de Equipas Educativas”, verificou-se um aumento na percentagem da sua implementação entre os dois anos letivos. As ações “Turmas Dinâmicas” e “Avançar Recuperando” são as que apresentam maior necessidade de recurso a tempo suplementar. As ações específicas “Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário” e “Escola a Ler” destacam-se pela positiva, sendo referidas como “Relevantes” ou “Muito Relevantes” por um grande número de Escolas.


Plano 21|23 Escola+ - Quarto relatório de monitorização



Questionário Apoio Tutorial Específico Ano Letivo 2021/22


jun 2022 - Recolha de Dados
maio 2023 - Publicação | DGEEC

No âmbito do acompanhamento e monitorização do Plano 21|23 Escola+ são disponibilizados os dados recolhidos ao nível do ensino básico e do ensino secundário relativos ao Questionário Apoio Tutorial Específico – ano letivo 2021/22.

O documento apresentado em pdf. permite informação relativa ao ensino secundário sobre:

- o conjunto dos alunos matriculados nas diferentes ofertas de educação e formação, para quem foi mobilizada esta medida;

- o levantamento do pessoal docente – professores-tutores – afetos à implementação do Apoio Tutorial Específico;

- o conhecimento sobre a forma como está a ser efetivada a medida nas escolas, assim como o respetivo impacto na assiduidade, comportamento e resultados escolares dos alunos para quem foi mobilizada.


Apoio Tutorial Específico – Ensino Secundário



Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre 22|23


set 2022 fev 2023 - Recolha de Dados
maio 2023 - Publicação | Estudo em Casa Apoia

Este documento apresenta dados relacionados com a plataforma e enquadra as ações estratégicas e as atividades realizadas correspondentes à 2.ª fase deste projeto. Esta análise, à semelhança das anteriores, versa sobre quatro eixos: estrutura, conteúdo, interação e equipa, que se traduzem em indicadores da ação específica 1.3.2 - #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@).


Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre 22|23



Plano 21|23 Escola+ - Terceiro relatório de monitorização


jan 2023 - Recolha de Dados
abr 2023 - Publicação | Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC

O terceiro relatório reporta dados revistos e atualizados recolhidos em janeiro de 2023, em mais de 92% dos AE/Ena, sobre 14 ações específicas monitorizadas.

Face aos relatórios de monitorização anteriores foram acrescentados dois módulos relativos às ações específicas 1.3.6. Recuperar com Arte e Humanidades e 1.6.6. Quarto Período - Mochila Cultural e um módulo sobre o impacto da ação 1.6.3. Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, bem como sobre o grau de prioridade atribuído à sua implementação. À semelhança dos dois relatórios de monitorização relativos ao ano letivo de 2021/22, este documento compara a implementação das diferentes ações específicas por AE/Ena, ciclo e nível de ensino, número de turmas envolvidas e tempos suplementares utilizados. É também disponibilizada informação no que respeita à perceção de impacto no processo de recuperação de aprendizagens de cada ação e sobre a respetiva posição relativa enquanto prioridade de implementação.


Plano 21|23 Escola+ - Terceiro relatório de monitorização



Relatório de Atividades Projeto Coopera


fev jun 2022 - Recolha de Dados
dez 2022 - Publicação | DGE

Descrição das atividades do Projeto Coopera, que baseia a sua ação na aplicação de um conjunto diverso de métodos relacionados com a Aprendizagem Cooperativa e promove formação contínua a docentes. São apresentados resultados relativos à perceção de impacto da formação na melhoria das práticas pedagógicas contextualizadas.


Relatório de Atividades Projeto Coopera



8 Áreas de Ação Estratégica das Escolas Essenciais para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário


jun jul 2022 - Recolha de Dados
dez 2022 - Publicação | PNPSE

O 2.º relatório intermédio PDPSC, relativo a dados finais do ano letivo 2021/22, tem como fonte o reporte de 1400 medidas monitorizadas, correspondendo a 100% do universo das escolas com Planos. Analisa as oito áreas de ação estratégica predominantes tendo em conta a sua distribuição por níveis e ciclos de ensino e por regiões (NUTSII). A perceção de impacto alto e muito alto das medidas PDPSC é em média de 92%, destacando-se a Literacia emergente, literacia da leitura e da escrita e da comunicação, com uma média de 95% na perceção de impacto quando representa 12% do total das áreas de intervenção. Este estudo apresenta ainda análise de conteúdo às justificações apresentadas pelos AE/E para classificação de cada medida avaliada com impacto alto e muito alto.


8 Áreas de Ação Estratégica das Escolas Essenciais para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário