Turmas dinâmicas

Objetivos

Aprofundar a cultura profissional docente baseada em trabalho colaborativo.

Concretizar diferentes modelos de organização das turmas de forma a permitir uma melhor adequação do ensino e da aprendizagem às características/necessidades dos alunos

Potenciar a gestão curricular e a diferenciação pedagógica ao nível do ano escolaridade.

Descrição

O reagrupamento de alunos a partir de turmas administrativas é uma prática das escolas há já várias décadas. Existem vários modelos de referência de reagrupamento temporário de alunos que rompem a estaticidade da turma proporcionando intervenções educativas costumizadas, concebidas pela equipa pedagógica que acompanha e monitoriza grupos de alunos de um determinado ano de escolaridade.

Esta abordagem poderá seguir diferentes modelos, tais como:

- a organização de turmas de modo a permitir o reagrupamento temporário de alunos por grupos de aprendizagem, a uma disciplina ou conjunto de disciplinas;

- criação de grupos de recuperação de aprendizagens relativas a disciplinas em que os alunos tiveram insucesso no ano anterior;

- promoção de diferentes espaços letivos, dedicados a diferentes disciplinas por níveis de dificuldade/desenvolvimento em que os alunos desenvolvem as suas aprendizagens de acordo com um plano individual;

- responsabilização de um professor por pequenos grupos de alunos, que assume o papel de tutor destes alunos ao longo do seu percurso escolar.

 

Benefícios e Impactos

A diferenciação pedagógica, o respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem, a gestão curricular articulada, o aprofundamento do trabalho colaborativo docente, o número adequado de alunos por grupo de trabalho, o reajustamento às necessidades do aluno no decurso do ano letivo, o foco na qualidade das aprendizagens, o reforço da motivação e autoconfiança do aluno e a criação de ambientes positivos de trabalho são algumas das mais-valias das turmas dinâmicas.

Medidas

Roteiros sobre diferentes modelos de turmas dinâmicas exemplificando com práticas de referência (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).

 

NB: Nas medidas que implicam a reorganização de grupos, salvaguardam-se as normas de segurança que estiverem em vigor nos diferentes momentos de implementação.



Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.2. + Autonomia Curricular