Recuperar incluindo

Objetivos

Contribuir para o reforço da capacidade de resposta, das escolas e dos seus profissionais, à diferença e à diversidade, para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa, através de:

- Capacitação de atores da educação no âmbito das comunidades educativas;

- Acompanhamento e apoio de proximidade às Unidades Orgânicas e comunidades;

- Investigação/ação.

Descrição

Mediante a mobilização conjunta de recursos dos organismos da administração educativa, das comunidades educativas e da academia, promovem-se diversas atividades observando os princípios da educação inclusiva, de forma a apoiar práticas educativas que garantam que ninguém fica para trás.

As atividades visam:

- Capacitar as equipas de acompanhamento (equipas técnicas e equipas regionais) e agentes disseminadores junto das comunidades educativas;

- Concretizar um acompanhamento e suporte de proximidade às escolas e suas comunidades educativas;

- Produzir documentos e recursos formativos de suporte aos agentes educativos;

- Implementar metodologias de investigação-ação-implementação de práticas educativas inclusivas;

- Divulgar e disseminar intervenções que se revelam práticas bem-sucedidas nos contextos em que são implementadas.

Benefícios e Impactos

Profissionais mais informados, mais capacitados e mais apoiados são profissionais que respondem mais adequadamente à diferença e que valorizam a diversidade.

A adoção de práticas reflexivas, colaborativas e avaliativas entre todos os atores educativos, potencia intervenções assertivas e consentâneas com as características individuais de todos e de cada um dos alunos nos seus contextos.

Medidas

Conferências de capacitação para equipas de acompanhamento e agentes disseminadores locais.

Conferências temáticas para agentes de formação inicial, associações de pais, assistentes operacionais.

Conferências dirigidas a responsáveis das unidades orgânicas e de Centros de formação de Associações de Escolas (CFAE).

Seminários de divulgação e partilha de práticas.

Encontros de trabalho entre os recursos humanos envolvidos nas ações.

Produção de materiais (referenciais de formação, orientações pedagógico-didáticas, conteúdos e recursos de formação, guiões pedagógicos).

Estudo/investigação no domínio das práticas educativas inclusivas.

Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.3. + Recursos Educativos