Recuperar com Arte e Humanidades

Objetivos

Mobilizar as artes e os patrimónios nas escolas como recurso para as diferentes disciplinas – evidenciando a sua dinâmica transdisciplinar e a possibilidade de uso das diferentes linguagens.

Produzir recursos e estratégias pedagógicas apoiadas nas artes e no património (material e imaterial) que promovam a transversalidade do currículo e a construção integrada dos saberes.

Recuperar e consolidar as Aprendizagens Essenciais, contribuindo para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, promovendo o pensamento crítico, a sensibilidade estética e artística e a criatividade, com uma abordagem centrada no papel ativo do aluno no processo de aprendizagem.

Descrição

Propostas de atividades e recursos pedagógicos para indisciplinar o currículo, utilizando as manifestações artísticas e patrimoniais (o cinema, a dança, a literatura, a música, o teatro, as artes plásticas, o património de proximidade), como ferramentas para a abordagem das diferentes áreas disciplinares: a cidadania, as línguas, a filosofia, a história, a geografia, a psicologia..., mas também cruzando as artes e as humanidades com as outras áreas curriculares e científicas.

Benefícios e Impactos

Desenvolvimento:

- da capacidade de interpretação;

- do pensamento crítico;

- da criatividade;

- da sensibilidade estética e artística;

- da expressão oral e escrita, e de outras linguagens.

 

Consolidação, aliada ao prazer e ao lúdico:

- das aprendizagens essenciais e de múltiplas literacias;

- de competências de socialização e de trabalho cooperativo.

 

Capacitação:

- para a comunicação e participação;

- para respeitar as diferentes perspetivas;

- para integrar os saberes disciplinares e a sua consequente mobilização em contextos diversos.

 

 

Medidas

Criação de recursos: toolkits, dossiers pedagógicos digitais, vídeos e animações tutoriais.  

Disponibilização em plataformas digitais de filmes e outras manifestações artísticas e patrimoniais.

Ações de formação para professores, acreditadas, numa perspetiva transdisciplinar, para a utilização dos recursos e plataformas.

Promover a participação presencial em atividades culturais e a visita ao património de proximidade (cfr. “1.6.6. O Quarto Período - Mochila Cultural”).

Propor atividades de fruição cultural, numa perspetiva transdisciplinar, para todas as escolas do país, em streaming.



Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.3. + Recursos Educativos