Programa para competências sociais e emocionais

Objetivos

Contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

Promover o sucesso educativo e o combate ao abandono escolar;

Formar cidadãos ativos e de liderança servidora.

Descrição

Projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, muitas vezes provenientes de contextos de exclusão social, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades pessoais, de modo a melhor poderem vir a intervir nesses contextos e fortalecer as relações entre a escola, as famílias e a comunidade, tornando-se alunos e cidadãos mais responsáveis.

O desenvolvimento do projeto parte da formação de docentes ou outros técnicos da escola que implementarão, na sua escola, uma metodologia específica de capacitação dos alunos, que envolve designadamente a promoção do autoconhecimento, a autoconfiança e a resiliência e, num segundo nível, as competências mais relacionais, como a empatia e o serviço, em sessões que decorrem durante uma semana do ano letivo para os alunos selecionados.

Através de histórias pessoais e várias partilhas de experiências, os alunos tomam consciência da importância da Escola e da vida em comunidade.

Numa fase subsequente é criado um clube que envolve os jovens capacitados e que ficarão capazes de intervir no seu contexto educativo e local.

 

Benefícios e Impactos

Desenvolvimento geral de competências socioemocionais promotoras de uma atitude responsável e de vontade de ser e fazer melhor no seu percurso educativo e na sociedade, em geral.

 

Medidas

Candidatura das escolas (a partir de setembro de 2021)

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).

Programa Escolas Ubuntu

Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.6. + Inclusão e Bem-Estar