Literacia Digital: Livros e leituras digitais

Objetivos

Criar uma Biblioteca Digital enquanto sistema público de empréstimo de eBooks e conteúdos digitais acessível às escolas da rede pública portuguesa.

Descrição

A Biblioteca Digital permitirá o acesso generalizado a livros e outros recursos digitais, complementando o acervo das bibliotecas, nomeadamente, das bibliotecas escolares.

Num momento em que o uso da Internet integra as práticas diárias da grande maioria dos portugueses e o uso das tecnologias digitais está amplamente generalizado, torna-se indispensável incluir o livro, independentemente do seu formato ou suporte, num serviço público de empréstimo de eBooks e outros recursos eletrónicos. O que está em causa não é tanto a compra de livros digitais e a sua disponibilização pelas bibliotecas e/ou outras instituições públicas, mas a capacidade destas os emprestarem, recorrendo para o efeito a uma plataforma agregadora, compreendendo eBooks, audiolivros, jornais e revistas. O sistema one copy one user, definido pela União Europeia, pode proteger, pela sua semelhança com os empréstimos tradicionais, os direitos de todas as partes - autores, editores e bibliotecas, bem como dos promotores educativos e culturais, que têm por missão garantir a todos o direito à leitura.

Benefícios e Impactos

Acesso à leitura digital, no quadro da política pública de leitura e do atual processo de transição digital, como ferramenta indispensável à aprendizagem e ao conhecimento.

Oferta de livros e outros recursos digitais, acrescentando à leitura impressa novos modos de ler que aumentem as práticas de leitura e o universo dos potenciais leitores, como é reconhecido pela evidência científica.

Medidas

Disponibilização de uma Plataforma de empréstimo, a criar, com um front office (Web) e um back office completo de gestão de licenças de utilizadores e catálogo, permitindo a gestão de coleções e utilizadores paralelos.

Garantia da compatibilização com todos os formatos: eBooks, audiolivro, vídeo e áudio.

Salvaguarda de:

   - Aplicação de DRM (Digital Rights Management) e segurança própria;

   - Leitura em streaming de HTML5;

   - Aplicação móvel offline para sistemas Android e IOS;

   -  Integração via API única de registo de utilizadores de todas as bibliotecas para single-sign-on;

  - Inclusão de um Módulo de Leitura Social e Clube de Leitura e de um Módulo de Estatísticas.

Eixo
Apoiar as Comunidades Educativas
Domínio
2.4. + Digital