Gestão do ciclo

Objetivos

Apoiar a gestão integrada, articulada e progressiva do currículo.

Promover o trabalho interdisciplinar como forma de recuperar e consolidar as aprendizagens essenciais, contribuindo para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Facilitar a implementação de percursos individualizados de aprendizagem.

Descrição

A criação de condições para uma gestão do currículo por ciclos/níveis de ensino permite respostas organizacionais, curriculares e pedagógicas que possibilitam a recuperação de aprendizagens e o sucesso pleno de todos os alunos, permitindo estratégias diferenciadas de organização dos conteúdos e das competências a desenvolver, potenciando formas de articulação entre domínios e temas das Aprendizagens Essenciais (AE) mais eficazes e eficientes.

Neste contexto, enquadra-se a redistribuição das cargas horárias das componentes e/ou das disciplinas, da matriz curricular-base, ao longo de cada ciclo, nível de ensino, bem como a gestão das AE, numa lógica de ciclo.

Esta opção, atualmente apenas possível através da conceção de um Plano de Inovação ao abrigo da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, ficará agora disponível para todas as escolas sem necessidade de autorização superior.

Benefícios e Impactos

Recuperação/consolidação de aprendizagens através de uma maior imersão nos temas de algumas disciplinas.

Desenvolvimento de aprendizagens significativas através de trabalho interdisciplinar, articulando AE de diferentes disciplinas, com ganhos na gestão dos tempos curriculares.

Potenciação da aplicação de metodologias ativas/centradas nos alunos.

Medidas

Roteiros sobre diferentes modelos de gestão do currículo por ciclos/níveis de ensino exemplificando com práticas de referência (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).



Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.2. + Autonomia Curricular