Diário de escritas

Objetivos

Promover o estabelecimento de laços afetivos e uma relação funcional com a escrita, através da criação de um projeto pessoal e/ou coletivo de escrita.

Levar os alunos a assumirem-se como “autores”, fomentando uma atitude reflexiva sobre os seus escritos.

Descrição

Promoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas. Pensada em função dos alunos/turma que necessita(m) de um reforço na relação afetiva e técnica com a escrita, esta medida visa a constituição de um ambiente criativo, o qual favoreça o envolvimento do(s) aluno(s) na escolha e na planificação das atividades, por forma a beneficiar(em) de um efetivo feedback. Os recursos a serem produzidos constituem-se como indutores de atividades diversificadas, em consonância com metodologias conducentes à correção linguística, à organização argumentativa, à estratégia comunicativa e à partilha dos textos produzidos.

Promoção do desenvolvimento de projetos de escrita organizados em torno de quatro etapas essenciais (Eu, aprendiz; Eu, escritor; Eu, produtor; Eu, editor) que se repetem sucessivamente ao longo do ano letivo, de acordo com uma planificação elaborada em sede de conselho de turma.

Benefícios e Impactos

Ao serem promovidos momentos de imersão na escrita, favorece-se a melhoria desta competência e o desenvolvimento do raciocínio lógico-argumentativo dos alunos. Facilita a adequação às necessidades e interesses dos alunos e a comunicação na comunidade escolar.

Ao melhorarem a expressão escrita e o domínio da língua portuguesa potencia-se ainda a sua participação no mundo que os rodeia, o que tem um impacto significativo no seu sucesso académico e pessoal.

Medidas

Roteiros sobre diferentes modelos de desenvolvimento da escrita criativa exemplificando com práticas de referência (a partir de julho de 2021).

Lançamento do Projeto “Diário de Escritas com a biblioteca” (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).



Atividades

Webinar Webinar “Diário de Escritas”

Data: 9/12/2021 (17h00)

Linkhttps://www.youtube.com/watch?v=PPx11yE_W7Q

Oradores:
Dra. Encarnação Silva
Dra. Mariana Oliveira Pinto 
Dra. Carminda Lomba  
Carminda Lomba 
Lara Sá Costa (aluna) 
Rodrigo Vieira de Araújo (aluno) 
Dra. Teresa Gomes

Moderadoras:
Ana Luísa Alves (Direção-Geral da Educação)
Raquel Ramos (Rede de Bibliotecas Escolares)

Ler publicação (notícia)



Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.1. + Leitura e Escrita