Constituição de equipas educativas

Objetivos

Gerir de forma integrada o currículo, numa lógica de ano de escolaridade e de ciclo de ensino. 

Assegurar o acompanhamento educativo de todos os alunos, de modo a garantir a conclusão do ciclo no tempo próprio.

Potenciar o trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, realização e avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem.

Promover a redução do número de docentes por turma/grupo de alunos.

Descrição

Assume-se que a unidade base de organização pedagógica da escola é o grupo de alunos de um ano de escolaridade e consequentemente do ciclo de ensino. Constituem-se equipas educativas alargadas de docentes e de técnicos especializados que acompanham os mesmos alunos no decurso do ano de escolaridade e do ciclo de estudos. Esta deslocação do modelo de agrupamento ‘turma’ para o agrupamento ‘ano de escolaridade’ e ‘ciclo de ensino’ permite ensaiar soluções pedagógicas de recuperação e melhoria das aprendizagens noutras dimensões de espaço curricular e de tempo escolar plurianual, através dos caminhos de possibilidades que se abrem para uma maior articulação e flexibilização curriculares na organização do percurso educativo de cada aluno.

Ao potenciar a gestão pedagógica através da redução do número de professores por turma facilita-se o desenvolvimento do trabalho colaborativo, designadamente pela afetação das mesmas turmas ao mesmo grupo de professores.

Benefícios e Impactos

O grupo de alunos rompe a lógica de turma administrativa e é acompanhado de forma mais próxima por uma mesma equipa educativa que os orienta e apoia ao longo do ciclo de ensino. 

O trabalho articulado de docentes e de técnicos especializados (equipa educativa) permite desenvolver intervenções com os alunos e suas famílias, tendo em conta os contextos, as potencialidades e as necessidades diagnosticadas e consequentemente desenvolver aprendizagens significativas através da abordagem integrada dos saberes.

 

Medidas

Roteiros sobre diferentes modelos de organização de equipas educativas exemplificando com práticas de referência (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).



Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.2. + Autonomia Curricular