Avançar recuperando

Objetivos

Contribuir para o sucesso pleno por forma a que todo o aluno com níveis inferiores a três possa, no ano seguinte, recuperar essas aprendizagens.

Adaptar o currículo para a possibilidade do sucesso pleno no ensino básico.

Recuperar e/ou realizar aprendizagens previstas, através de respostas personalizadas.

Descrição

Em articulação com as medidas de gestão por ciclo, adaptar o currículo e a organização de horários às necessidades dos alunos que irão frequentar aulas nas disciplinas em que tiveram insucesso no ano letivo anterior. Esta oportunidade de recuperação de aprendizagens terá em conta a possibilidade de acompanhar aulas de uma turma do ano anterior ou definição de um currículo personalizado às disciplinas em que não teve sucesso no ano anterior.

Esta opção, atualmente apenas possível através da conceção de um Plano de Inovação ao abrigo da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, ficará agora disponível para todas as escolas sem necessidade de autorização superior.

Benefícios e Impactos

Promove simultaneamente o sucesso escolar e a qualidade das aprendizagens. Permite que a recuperação de aprendizagens essenciais de cada ano de escolaridade possa ocorrer num tempo mais dilatado.

Promove a recuperação das aprendizagens não desenvolvidas, evitando futuras retenções dos alunos.

Medidas

Roteiros sobre possibilidades de recuperação de aprendizagens para alunos que transitam com níveis inferiores a três exemplificando com práticas de referência (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).



Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.2. + Autonomia Curricular