PRA - 2asJornadas

 

Plano de Recuperação das Aprendizagens – 2.as Jornadas (vídeos das sessões)

 

No âmbito da implementação do plano integrado para a recuperação das aprendizagens- Plano 21|23 Escola+, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, realizaram-se, no dia 12 de janeiro de 2022, as 2.as Jornadas 21|23 Escola+, na modalidade a distância, dirigidas aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas.

De realçar a adesão expressiva às 2.as Jornadas 21|23 Escola+, a qual se traduziu numa participação significativa nas sessões plenárias (mais de 2900 visualizações ) e nas sessões paralelas (média de 370 acessos por sessão, o que totalizou cerca de 2588 acessos no final das Jornadas), tal como evidenciam os gráficos seguintes:

Participações por SessãoTemática

 

Visualizações da Sessão Plenária no Youtube


Poderá visualizar a Sessão Plenária no canal Youtube da DGE:

 

Aceda aos vídeos das Sessões Temáticas nos links abaixo indicados:

Tema 1 - Recuperar e Valorizar o Bem-Estar

"Em função do Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens, as escolas organizaram-se, entre setembro e dezembro de 2021, para dar resposta às necessidades dos alunos. Nesta sessão, reflete-se sobre as formas de apropriação do Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens por dois Agrupamentos de Escolas e exemplificam-se algumas medidas foram adotadas, procurando recuperar aprendizagens, mas também relações e afetos."

Ver vídeo


Tema 2 - Recuperar Experimentando - Clubes Ciência Viva na Escola: potencialidades para a recuperação das aprendizagens em Ciências e Matemática

"Considerando que os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços coletivos de conhecimento, dinâmicos e abertos a todos, podendo proporcionar atividades de educação matemática e de educação em ciência, em articulação com diferentes áreas do saber, os projetos aí desenvolvidos podem estar centrados, também, na recuperação das aprendizagens das Ciências e da Matemática, no âmbito do PLANO 21/23 Escola +. Nesta sessão, apresentam-se exemplos da criação de ambientes de aprendizagem, desenhados estrategicamente a partir dos Clubes Ciência Viva na Escola, que não só estimulam o entusiasmo pelas Ciências e pela Matemática, como são dirigidos à recuperação das aprendizagens e à promoção do sucesso escolar, através do desenvolvimento de competências científicas relevantes, envolvendo a resolução de problemas com aproximação ao mundo real."

Ver vídeo


Tema 3 - A escrita e a leitura ao serviço das aprendizagens

"Partindo-se de uma breve análise dos resultados de estudos recentes no âmbito da leitura e da escrita, partilhar-se-ão práticas que três escolas têm desenvolvido com o objetivo de colmatar as dificuldades identificadas: um programa de intervenção na leitura e escrita nos primeiros anos de escolaridade, com a cooperação de uma terapeuta da fala; um projeto de leitura e escrita dinamizado pela biblioteca em colaboração com docentes; e o testemunho de uma aluna relativo a uma iniciativa no âmbito da escrita."

Ver vídeo


Tema 4 - Trilhar Novos Caminhos no Ensino Profissional com a Recuperação das Aprendizagens

"Uma vez que no ano letivo anterior, muitos alunos não puderam realizar a Formação em Contexto de Trabalho presencial, havendo uma lacuna no percurso educativo e formativo desses alunos que é necessário colmatar, as escolas convidadas irão partilhar com os participantes as medidas que estão a implementar para superar esta situação. Visa-se ainda a discussão de práticas e metodologias inovadoras que sustentem a recuperação das aprendizagens das restantes componentes de formação dos cursos profissionais."

Ver vídeo


Tema 5 - Recuperar com Arte e Humanidades

"As expressões artísticas, patrimoniais e culturais, que implicam conhecimentos e intencionalidades próprias, são meios para a motivação e a promoção do bem-estar do aluno, para o conhecimento de si, dos outros e do mundo, e um poderoso veículo para o trabalho multidisciplinar e para a flexibilidade curricular.
Nesta sessão, o Plano Nacional de Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística e o Plano Nacional das Artes apresentam testemunhos de docentes, alunos, artistas e diretores, sobre os recursos do Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens propostos na ação específica: Recuperar com Arte e Humanidades - Espécie de Espaços, Projeta-me, Plataforma/ Dossiês PNC, e o programa da medida Quarto período _ Mochila Cultural, sublinhando o carácter transdisciplinar das propostas artísticas e o seu poder transformador das práticas pedagógicas."

Ver vídeo


Tema 6 - Explorar os itens da avaliação externa em sala e aula – Contributos para a avaliação pedagógica

"A sessão tem como principal objetivo discutir as potencialidades da plataforma Itens S.A. e da exploração pedagógica dos itens da avaliação externa em sala de aula, não só para atividades de diagnóstico das aprendizagens dos alunos, mas também na perspetiva de cruzamento da avaliação externa e dos seus resultados com práticas de avaliação pedagógica integradas desenvolvidas pelas escolas no âmbito do projeto MAIA."

Ver vídeo


Tema 7 - Acompanhamento regular da implementação e operacionalização do Plano de Recuperação das Aprendizagens

"De acordo com o Plano 21|23 Escola+, publicado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021 de 7 de julho, foram aprovadas uma série de medidas e ações com vista à recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, a ser desenvolvidas nos próximos dois anos letivos - 2021/2022 e 2022/2023.
Esta sessão tem como principais objetivos a apresentação: 1) das principais linhas do processo de monitorização; 2) da plataforma de recolha de informação; 3) do estudo sobre o impacto da pandemia na Saúde Psicológica e no Bem-Estar das Crianças e Adolescentes nas Escolas Portuguesas, a ser desenvolvido em 2022; 4) da ação das escolas para a recuperação das aprendizagens vista pela Avaliação Externa das Escolas."

Ver vídeo


 

Para informações adicionais, contacte-nos através de jornadas@dge.mec.pt