Promover o sucesso escolar - 1.º ciclo e novos ciclos

Objetivos

Promover a recuperação de aprendizagens nos anos iniciais de ciclo e no 3.º ano de escolaridade.

Promover o desenvolvimento de aprendizagens necessárias ao desenvolvimento de outras aprendizagens.

Descrição

Em estrita articulação com a ação especifica “1.2.2 - Começar um ciclo”, importa assumir a centralidade da ação precoce e dos anos de transição, sendo de considerar uma afetação dos recursos adicionais no desenvolvimento de medidas de recuperação de aprendizagens ao nível do 1.º ciclo, designadamente para o 3.º ano de escolaridade. Outro fator a ter em consideração está relacionado com os constrangimentos também sentidos ao nível do último ano de frequência da educação pré-escolar. Neste sentido, as escolas deverão fazer um diagnóstico adequado da situação e promover o desenvolvimento de ações de mitigação centradas em aspetos estruturantes do desenvolvimento de competências e aprendizagens como a aquisição das competências pré-leitoras e leitoras.

Benefícios e Impactos

Construção de percursos pedagógico-didáticos associados às necessidades dos alunos.

Consolidação de aprendizagens estruturantes afetadas pelo contexto pandémico.

Medidas

Roteiro disponível na ação especifica “1.2.2 - Começar um ciclo” sobre diferentes modelos, estratégias de apoio à transição de ciclos, bem como exemplos de práticas de referência (a partir de julho de 2021).

Webinários, seminários e sessões práticas (a partir de setembro de 2021).

Eixo
Ensinar e Aprender
Domínio
1.3. + Recursos Educativos